banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ministro da Justiça visita instalações do Centro Integrado de Operações Fronteiriças (CIOF)
  Data/Hora: 14.abr.2022 - 14h 47 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, esteve na Itaipu Binacional na manhã desta quinta-feira (14), para uma visita ao Centro Integrado de Operações Fronteiriças (CIOF), localizado no Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, em Foz do Iguaçu (PR). Esta é a primeira visita dele, como ministro, ao Centro.

 

“Vim ao Paraná porque quero checar pessoalmente o andamento do Centro Integrado de Operações Fronteiriças, que tanto nos orgulha por evitar e combater ilícitos internacionais com seu trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirmou Torres. Ele veio acompanhado do Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo; do diretor geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira; e de integrantes do seu Ministério, diplomatas e outros representantes da PF.

 

A comitiva ministerial foi recebida no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu pelo diretor-geral brasileiro da usina, almirante Anatalicio Risden Junior; pelo diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell; e pelo chefe da Assessoria de Informações, almirante Paulo Tinoco.

 

Risden deu as boas-vindas ao grupo reforçando o bom relacionamento histórico entre as instituições. “A Itaipu se sente muito honrada pela presença do ministro e pela constante parceria”, disse. “Buscamos um alinhamento constante da Itaipu com o governo federal e seus ministérios, procurando sempre formar as melhores parcerias pelo Brasil”, ressaltou o diretor-geral brasileiro.

 

Após a recepção, o ministro e a comitiva foram até o PTI, onde o diretor de negócios e inovação do Parque, Rodrigo Regis, fez uma breve apresentação ao ministro, que mencionou recordar-se de ações que levam o nome do PTI, em Brasília, a exemplo do VemDF, projeto de compartilhamento de veículos elétricos desenvolvido pelo corpo técnico da instituição.

 

Em seguida, o ministro participou de uma reunião fechada com integrantes da pasta e, logo após, foi até o CIOF para conhecer pessoalmente os diferentes ambientes ocupados pela estrutura, em especial a sala de controle, onde profissionais de diversas frentes trabalham juntos, cruzando informações recebidas de diversas fontes para combater ilícitos e capturar criminosos.

 

CIOF

Inaugurado em dezembro de 2019, o CIOF ocupa uma área de 600 metros quadrados do Parque Tecnológico Itaipu e recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões da Itaipu Binacional.

 

O projeto é inspirado na experiência de escritórios de monitoramento dos Estados Unidos, com o objetivo de intensificar a integração entre os órgãos de segurança pública, fortalecer a fiscalização das fronteiras e combater o crime organizado.

 

Dentre outros órgãos, o CIOF conta com a participação da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF/Coaf), Receita Federal, Secretaria de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Paraguai

A união de forças, tanto nacionais quanto internacionais, é uma importante arma no combate ao crime. Antes de chegar a Foz do Iguaçu, o ministro Anderson Torres esteve em Assunção, no Paraguai, apresentando a Aliança Estratégica contra o Crime Organizado Transnacional a autoridades daquele país.

“É uma iniciativa elaborada cuidadosamente pelo governo do Brasil que integrará os talentos das áreas de Segurança dos países do Cone Sul para intensificar e acelerar os duros golpes que estamos aplicando no crime organizado regionalmente”, disse Torres.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 8% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 85% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite