banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Um ótimo público prestigiou o 1º Arraia Junino de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 26.jun.2022 - 8h 6 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Fotos: Governo Municipal, via redes sociais - Depois de um longo período de recesso de atividades públicas com aglomerações em virtude da pandemia, era visível a alegria das pessoas que acompanhou e festejou a programação cultural...

 

Um ótimo público prestigiou a abertura do 1º Arraia Junino realizado na noite de sexta-feira (24), ao lado do Paço Municipal Abel Bez Batti, junto a Praça Henrique Ghellere.

 

Uma promoção do Governo Municipal, organizado pela secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com Escolas Municipais, CMEI’s, Clubes da Terceira Idade e a Liga de Esportes Amadores.

 

Depois de um longo período de recesso de atividades públicas com aglomerações em virtude da pandemia, era visível a alegria das pessoas que acompanhou e festejou a programação cultural que contou com o concurso de sinhá e sinhô infantil e da terceira idade, além de quitutes juninos, touro mecânico, cama elástica, pescaria, fogueira e muita animação no som da Banda Moderatto.

 

No concurso infantil, o pequeno Bernardo Felix Teixeira, de 2 anos e 6 meses, representante do CMEI Maridi Mendes Leandro, foi eleito o sinhô e Ana Maria Alves Fernandes, de 6 anos, representante da Escola Municipal Serafim Machado de Souza, foi eleita a sinhá.

 

Já no concurso da Terceira Idade, o casal Adão Paulo Dias e Geneci Griebler, que formaram o casal Portelinha e Genoveva, foi eleito o sinhô e sinhá da festa!

 

Para o prefeito Boaventura Motta, “Uma programação especial preparada com muito carinho para todas as famílias. Um evento que visa resgatar essa cultura tão bonita que é a do povo do interior”.

 

No sábado, 25, a festa continuou a praça de alimentação e as suas tradicionais comidas típicas, apresentações de quadrilhas e animação da Banda Moderatto.

 

A importância de incentivarmos a Cultura

Numa região como a nossa, onde estamos a 45 KM de Foz do Iguaçu, com suas atrações turísticas como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Tríplice Fronteira, Parque Nacional e com toda a infraestrutura, entre as quais, aeroporto internacional, é de se pensar mais sério sobre a importância de uma atividade como essa como impacto cultural e turístico.

 

Num país, tradicionalmente cristão, as festas juninas poderão ser uma grande alavanca de desenvolvimento para o turismo, tendo em vista que vários aspectos culturais estão absorvidos e cultivados ao longo dos séculos através destes festejos.

 

Um trabalho cultural, sério e organizado nesse setor, poderá se transformar em fonte de trabalho e renda, movimentando a economia com a expansão do turismo.

 

Um dos exemplos para nós, é o município de Campina Grande, na Paraíba, onde se realiza o “Maior São João do Mundo”. Segundo os especialistas, “uma celebração comparável ao Carnaval cariosa em termos de organização, infraestrutura e retorno econômico para a comunidade local”.

 

A cidade de Caruaru, em Pernambuco, a exemplo de Campina Grande, na Paraíba, também tem levado esse trabalho a sério e oferece um mês de festa, forró e o Festival de Comidas Gigantes.

 

Nessa época do ano, brasileiros de diversas partes do país, se deslocam para Campina grande só para ver a beleza das apresentações das quadrilhas. Um espetáculo a parte, onde os grupos se dedicam o ano inteiro para brilhar durante esse período.

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego