banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Saúde alerta que agosto e setembro são os meses de maior perigo com o escorpião
  Data/Hora: 11.ago.2022 - 8h 11 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, alerta que os cuidados com o escorpião devem ser redobrados em agosto e setembro, tendo em vista que são meses em que o animal se reproduz e intensifica a busca por alimentos e sua presença será maior em diversos locais.

 

No município, a principal preocupação é com o escorpião amarelo, que é o mais presente e que, em caso de acidente, pode até causar a morte, principalmente em crianças.

 

Várias medidas devem ser tomadas pelos moradores para evitar acidentes, principalmente nesse período. A limpeza do quintal é fundamental e todo o munícipe deve mantê-lo limpo e cuidado principalmente em locais com lenhas, tijolos e outros materiais, pois são locais ideais para o esconderijo do escorpião.

 

Quando realizar a limpeza dos ambientes procurar usar luvas e calçados fechados. Outras medidas devem ser tomadas como:

-Evite frestas e buracos em paredes, muros, pisos e tetos.

-Tampe os ralos de pias e banheiros após o uso.

-Verifique se portas e janelas estão vedadas.

-Não acumule lixo e entulhos, isso atrai baratas e insetos que são os principais alimentos para os escorpiões.

 

A médica veterinária da Vigilância em Saúde, Débora Andreolla Lazzari, informa que a primeira atitude ao encontrar um escorpião é isolar o animal colocando sobre ele um pote ou algo parecido e comunicar a Vigilância Sanitária. “Isso é importante para que a equipe da Vigilância monitore o local para ver se existem mais animais”. O contato para registro e informações sobre escorpião é o telefone 3565-8146.

 

O município de São Miguel do Iguaçu tem uma peculiaridade nos terrenos com a grande presença de lenhas, tendo em vista que muitas residências possuem fogões. “Esse fator vai exigir uma atenção especial por parte desse morador porque as lenhas são locais preferidos de esconderijo dos escorpiões”.

 

Em caso de algum acidente com o animal a primeira atitude deve ser lavar o local com água e sabão e procurar, imediatamente, uma Unidade de Saúde mais próxima. “O médico vai assim realizar o protocolo de atendimento de acordo com os sintomas da vítima”, destaca Débora. O paciente não deve demorar em procurar ajuda médica porque, em casos graves, podem acontecer insuficiência renal e aritimia cardíaca.

 

A equipe da Vigilância Sanitária está programando novas buscas noturnas pelo escorpião. Os locais serão anunciados em breve.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018