Banner 7 de setembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Grupo de trabalho vai estudar reparação a povos avá-guarani da região Oeste do Paraná
  Data/Hora: 28.abr.2023 - 16h 49 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - fotos: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional - Anúncio foi feito pela ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas), em Brasília, no encerramento do Acampamento Terra Livre, com a participação do presidente Lula.

 

O Ministério dos Povos Indígenas e a Itaipu Binacional vão compor um grupo de trabalho para estudar possíveis reparações aos povos avá-guarani na região Oeste do Paraná. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), em Brasília, pela ministra Sonia Guajajara, na cerimônia de encerramento do 19º Acampamento Terra Livre (ATL 2023).

 

De acordo com a ministra, o grupo de trabalho será formado por representantes da empresa, do governo federal e lideranças indígenas. Ela anunciou ainda que uma equipe técnica do ministério estará na região, na próxima quarta-feira (3), para aprofundar as discussões com a binacional.

 

A equipe será liderada pela secretária de Direitos Ambientais e Territoriais, Eunice Kerexu, e também participará de uma visita à comunidade indígena Itamarã, em Diamante D’Oeste. No dia 8 de maio, a própria ministra Sonia Guajajara deverá se reunir, em Foz do Iguaçu (PR), com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e com o diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

 

Aberto na segunda-feira (24), o Acampamento Terra Livre é considerado a maior mobilização dos povos indígenas do Brasil e uma das mais importantes do mundo. A cerimônia de encerramento, nesta sexta-feira, teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do cacique caiapó Raoni Metuktire, ministros de Estado e lideranças indígenas de todo o país.

 

Em seu discurso, Sonia Guajajara ressaltou que, nos últimos anos, foram intensificados os ataques aos povos e terras indígenas no Brasil, com o desmantelamento de entidades como a Funai e o aumento do desmatamento e garimpo ilegal. “Sofremos as consequências de políticas voltadas para a negação dos direitos indígenas, com nenhum centímetro de terras demarcadas”, disse.

 

Lula afirmou que é compromisso do novo governo restaurar as políticas públicas voltadas para a população indígena e retomar os processos de demarcação de terras. “Não só porque é um direito de vocês (povos indígenas), mas se a gente quer chegar a 2030 com desmatamento zero, vamos precisar de vocês como guardiões da floresta”, completou o presidente.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego