banner itaipulândia junho

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Os limites pessoais - Disciplina e vontade.
  Data/Hora: 5.out.2023 - 14h 35 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

O autoconhecimento traz a identificação dos pontos fortes e fracos de cada um e também, os limites pessoais e as chaves de progresso. Ou seja, quem é o indivíduo e seus tesouros. O conhecimento de si favorece então o autocontrole e sua capacidade de gerenciar seus recursos, em especial, aqueles de resistência às pressões e superação. Neste sentido, o equilíbrio dinâmico é fundamental para que não se perca o bom senso e o todo de forma sistêmica. Mais do que a recuperação ou a vitória imediata, a tranquilidade de estar com a vida sob controle e de gerenciar as demandas e contextos até que se possa alcançar certas melhoras no horizonte. 

 

Nem sempre a existência nos traz os estímulos que queremos. Mas, podemos ter o livre arbítrio e a sabedoria de decidir e atuar de modo a ganhar aprendizagens e experiências para o enfrentamento de diferentes batalhas. Não raro, o vencedor será aquele que souber tirar os melhores valores dos embates que o transforma. Nem toda guerra merece nossa resistência e recepção da provocação, assim como nem todo arranho no orgulho e na vaidade representa derrota. É essencial que se tenha o ego, o orgulho e a vaidade sob controle para que se tornem coesas e coerentes as ações com as estratégias maiores. Quem não se acostuma com seus defeitos, sabe que é preciso sempre se esforçar para o devido ajuste. O caminho estreito para Deus é árduo, mas não impossível. Seguir os passos de Jesus Cristo e as luzes do amor e da caridade representam esta expansão dos próprios limites.

 

Disciplina e vontade.

 

O estudo de compreender os fatores que fazem um indivíduo ser mais produtivo em relação aos outros não pode esquecer a virtude da disciplina. A regularidade é elemento que se nivela com a vontade em termos de atuação no sucesso pessoal. Por meio da disciplina, há a constância no trabalho e o passo rítmico mantido mesmo que outras variáveis sejam afetadas. A regularidade faz com que se acumulem ganhos ao longo do tempo, assim como a internalização da lição. 

 

Outro fator de relevância é a própria vontade. Domá-la é uma tarefa que começa desde a infância e na educação do trabalho e do progresso de suas atitudes internas. Por meio da vontade, há a realização, mesmo que a contragosto do ego. Desbasta-se de modo constante o ego, a vaidade e o orgulho para que a vontade prevaleça e possa frutificar nos tempos vindouros. Não é querer fazer o que se quer, mas o que é necessário e justo para que se alcance posição superior.

 

A roda do progresso exige sacrifícios e apenas com o alinhamento da disciplina e da vontade é possível trabalhar de modo adequado. O progresso é algo que exige esforços, pois é necessário manter-se alinhado com as oportunidades externas e o preparo interno. Quem almeja ser grande, tem pouco tempo para perder. Não é por economizar-se que se engrandece, mas o contrário. É viver no mundo com vistas ao enriquecimento pessoal através do amor, do estudo edificante, da caridade bendita. Cristo é

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios