banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
52 MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS: Cidades Sustentáveis será tema de encontro na 5ª feira, em Foz
  Data/Hora: 8.ago.2012 - 5h 47 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Até o momento, mais de 40 candidatos a prefeito da região Oeste do Paraná e do município de Mundo Novo (MS), confirmaram presença. Assinatura da Carta Compromisso será um dos pontos altos do encontro

 

Ciliany Perdoná / Conselho dos Lindeiros

Fotos: Nilton Rolin e Antonio Pitondo

 

Candidatos a prefeito e vereador, presidentes de partidos políticos, associações comerciais e lideranças dos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, além do município de Mundo Novo (MS), que pertence a Bacia do Paraná 3 (BP3), estarão reunidos nesta quinta-feira (9), das 8h às 14h, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu para debaterem e firmarem compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis.

 

Alguns municípios da região contam com ciclovia, um meio prático e sustentável de promover a mobilidade urbana

 

Até o momento, mais de 40 candidatos a prefeito da região confirmaram presença no evento, que tem como finalidade, sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que os gestores incorporem em sua plataforma de governo, ações que possibilitem o desenvolvimento do seu município de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Além desse ‘novo olhar’ para as cidades, os candidatos terão a oportunidade de confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável ao assinar a Carta Compromisso, que estará disponível no encontro.

 

Ao firmarem o compromisso, os signatários deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis, prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados nos 12 eixos temáticos do programa. O cumprimento das ações propostas será acompanhado pelos cidadãos, que se somam a campanha “Eu Voto Sustentável”, como forma de valorizar os candidatos comprometidos com o programa.

 

De acordo com o coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, que irá palestrar sobre “Participação Comunitária, requisito para a Sustentabilidade”, os gestores municipais têm a oportunidade de influenciar comportamentos sociais e individuais no sentido da sustentabilidade, por meio da educação e de campanhas de sensibilização. “Chegou o momento de assegurarmos o desenvolvimento sustentável de nossos municípios, de aceitarmos os desafios e aceitarmos as responsabilidades”.

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich foi convidado a participar do evento e apresentar as ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB) realizadas nos 29 municípios da BP3, que evidenciam as ações da binacional no contexto sustentabilidade. A retrospectiva sobre o Encontro de Lideranças Empresariais e Políticas para a Sustentabilidade, realizado no encontro CAB de 2011, também será abordada pelo diretor de Itaipu.

 

O prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato e a prefeita de Pato Bragado e presidente do Conselho dos Lindeiros, Normilda Koehler são parceiros do encontro que contará ainda, com a presença do diretor-geral brasileira da Itaipu, Jorge Samek; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko e o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Mário César Costenaro.

 

No Brasil

 

Até o fim do mês de junho, 344 prefeitos e pré-candidatos a gestores públicos no Brasil assinaram a Carta Compromisso. Aliados a esse time, a executiva nacional do PT e do PPS, além de outros 24 partidos, bem como a Frente Nacional dos Prefeitos, a Natura, a Rede Globo, a Rádio CBN e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) também aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis.

 

No dia 13 de junho, foi a vez do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) ingressar na lista de parceiros.

Em Foz do Iguaçu o evento está sendo realizado pela Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Instituto Ethos, tendo como parceiros o Conselho dos Municípios Lindeiros, a Amop, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Recanto Park Hotel.

 

(((foto)))

 

Foto – (Oded)

O coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, retorna a Foz para consolidar a proposta com os candidatos da região: novo desafio

 

Foto – (ciclovia)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios