banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Acordo deve liberar acesso ao Parque Nacional do Iguaçu
  Data/Hora: 31.ago.2012 - 19h 16 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 

Em uma audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (30), Justiça Federal, Ministério Público Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e entidades do trade turístico local chegaram a um acordo que permite a entrada temporária de táxis, vans e ônibus de turismo no Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Fica suspensa, assim, a liminar que restringiu o acesso em 1º de agosto.

 

O acordo, que tem validade de seis meses, também prevê a revisão do capítulo do Plano de Manejo do Parque que trata do acesso de veículos. Ficou estabelecido que o ICMBio terá um prazo de seis meses para revisão e reelaboração do capítulo.

 

“O acordo é positivo e demonstra maturidade de todas as instituições envolvidas”, avaliou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu. “Cada um cedeu um pouco para que pudéssemos chegar a esse acordo, que é bom para a preservação do Parque, para os trabalhadores do turismo e, também, para os turistas”.

 

Nesta sexta-feira (31), será preparada uma minuta que vai determinar como serão os procedimentos e acessos ao PNI até a revisão deste ponto do Plano de Manejo. Após a assinatura da minuta, que deve acontecer na terça-feira (4), taxistas e transportadores de turistas poderão ingressar com seus veículos na unidade de conservação.

 

Ficou definido, num primeiro momento, que táxis, vans e ônibus de turismo não poderão mais circular à noite no interior do parque. O transporte dos hóspedes do Hotel das Cataratas será feito por veículos credenciados pelo próprio hotel e, em caso de eventos, somente pelos ônibus da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A. As medidas visam evitar o atropelamento de animais, mais frequente à noite.

 

O diretor do PNI, Jorge Pegoraro, informou que “o ICMBio está aberto a discussão”. Segundo o juiz Roni Ferreira, após a assinatura da minuta o debate será entre o Instituto e a comunidade. “Se firmado esse acordo, cessa por completo a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, exceto em relação à vigilância do que foi acordado”, disse.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein