banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
29 MUNICÍPIOS: Produção e consumo de orgânicos na BP3: além do diálogo, a prática
  Data/Hora: 24.set.2012 - 13h 32 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Paraná desponta no cenário nacional com maior número de produtores orgânicos, sendo que a região oeste concentra o maior número de famílias: 1.200 trabalham com o segmento

 

Ciliany Perdoná / AI Conselho dos Lindeiros

Fotos: Nilton Rolin

 

O contexto socioambiental da produção e consumo de Orgânicos nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), foi o tema dos diálogos durante os três encontros setoriais envolvendo os núcleos de formadores de educação ambiental de Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu no mês de setembro.

 

Mas além do diálogo e o maior esclarecimento sobre a produção e o consumo de orgânicos, as políticas públicas sobre agricultura orgânica, o cenário regional do Programa de Desenvolvimento Sustentável que integra o movimento socioambiental Cultivando Água Boa, o apoio aos agricultores familiares por meio da Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), a atuação das cooperativas e as contribuições dos nutricionistas que trabalham com a alimentação saudável, os gestores de educação ambiental partiram para a prática ao visitarem algumas propriedades rurais.

 

Produção e consumo de orgânicos foi o tema dos encontros setoriais de setembro com os educadores ambientais da BP3

 

No caso do núcleo de Foz do Iguaçu - que esteve reunido no dia 20 de setembro em São Miguel do Iguaçu - o período da tarde foi reservado para conhecer as atividades desenvolvidas na propriedade de orgânicos da família de José Maioli. “Mais do que falar sobre o tema, optamos pela experiência presencial que faz toda a diferença para os nossos formadores de opinião”, disse a gerente de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, que esteve conduzindo os trabalhos com apoio do coordenador da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica, Mauri Schneider e a equipe da empresa Nativa Socioambiental.

 

A cada encontro, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich fez questão de estar presente para ressaltar o papel estratégico e fundamental que o educador ambiental tem sobre o tema, mas, principalmente, reforçar que “educar é preparar para a vida”.

 

Nelton Friedrich: “Toda educação é educação ambiental por incluir ou excluir a visão de que somos parte do mundo natural”

 

O coordenador-geral do Programa Cultivando Água Boa falou sobre o avanço do consumo de alimentos saudáveis na região, ao citar que hoje 22 municípios dos 29 da BP3 utilizam produtos orgânicos na merenda escolar. Outro dado interessante é que o segmento de orgânicos é o que mais está crescendo no mundo. No estado do Paraná o mercado responde por 15 mil empregos diretos no campo, sendo a região oeste a que concentra o maior número de produtores: 1.200 famílias que trabalham com orgânicos. “Todos os dias fazemos opções no sentido de melhorar o planeta. Por isso, somos o que fazemos”.

 

Friedrich aproveitou a oportunidade, para anunciar que a região está sendo representada pela Itaipu Binacional, com uma cadeira no conselho fiscal da Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos). A conquista aconteceu no dia 12 de setembro, em São Paulo, e significa o aquecimento do setor, principalmente, durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “Chegou o momento de mostrarmos o nosso potencial regional e tornar Foz do Iguaçu - uma das principais cidades indutoras do turismo -, não apenas em estação de chegada, mas de consumo consciente e com continuidade”.

 

O engenheiro agrônomo, Elson Borges dos Santos, que integra a Comissão Nacional de Produção de Orgânicos (CNAPO), alertou para o fato de que o consumo de orgânicos cresce 30% ao ano. “O governo federal abriu as portas para o mercado de orgânicos. Agora, precisamos nos integrar e articular ações para fazer da melhor maneira a transição agroecológica, mudança que irá resultar em comida boa nas mesas brasileiras, e, consequentemente, vida saudável para todos”, disse Santos, conhecido por Zulu.

 

Contribuições

Os encontros setoriais contaram com a presença de diversos parceiros, entre eles: o especialista em Engenharia de Produção, diretor-presidente da ASPRAMAT e diretor da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar (COOPRAFA), Gabriel de Carvalho; a nutricionista que atua com a merenda escolar no município de Ramilândia, Tássia Lima; o coordenador técnico do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Sidnei Francisco Muller.

 

Participaram ainda, o presidente da Cooperativa de Agroecologia e da Indústria Familiar de Marechal Cândido Rondon (Coperfan), Herberto Lamb; o nutricionista que atua no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da Secretaria de Educação de Toledo, Rafael Cristiano Heinrich; a presidente da Associação dos Produtores da Agricultura e Pecuária Orgânica de São Miguel do Iguaçu (Aprosmi), Marlene Maria Schimidt; o coordenador da Aprosmi e técnico da empresa Biolabore, Adelar Soares de Oliveira; o engenheiro agrônomo que integra a Comissão Nacional de Produção de Orgânicos (CNAPO), Elson Borges dos Santos; o coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, inserido no Cultivando Água Boa, Sérgio Angheben e o engenheiro agrônomo que atua na área de projetos da binacional, João José Passini.

 

(((fotos)))

 

Foto – (encontro)

 

Foto – (Nelton)

 

Foto – (Zulu)

Elson dos Santos, o Zulu, membro da Comissão Nacional de Produção de Orgânicos (CNAPO) fez o alerta: “o momento de agir é agora”

 

Foto – (cultura)

Crianças da Escola Municipal Henrique Ghellere, de São Miguel do Iguaçu, durante apresentação do teatro com foco na preservação ambiental

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante