banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU: Troca de experiências na AR gera novas expectativas em empresários do Oeste
  Data/Hora: 22.out.2012 - 10h 46 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Na volta para casa, os empreendedores do setor de turismo avaliaram que estão no caminho certo e que esse “novo olhar” possibilita o incremento do segmento   

 

Ciliany Perdoná/AI Conselho dos Lindeiros

Fotos: César Scoassabia

 

Um grupo formado por 34 empresários do setor de turismo da região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu (Oeste do Paraná), que atuam nas áreas de turismo rural, artesanato, gastronomia, hotelaria, agência de viagem e produtos associados, participou de 18 a 20 de outubro, de uma missão técnica para visitas de benchmarking e encontro empresarial na cidade de Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina.

 

Além das rodadas de negócios, os participantes visitaram o Parque da Cruz em Santa Ana, conheceram a cidade de Posadas e as Reduções Jesuíticas de San Inácio.

 

Na bagagem de volta, o grupo trouxe para suas cidades de origem o intercâmbio de experiências e boas práticas, informações sobre o mercado internacional, temas de interesse comum, mas, principalmente, a ampliação da rede de contatos para possíveis oportunidades de negócios e alianças empresariais entre os dois países.

 

Valentin e Marines partiram em busca de novas experiências: “Valeu a pena”

 

Para o casal Valentim e Marines Olivo, que há vários anos atua com o turismo Rural em Medianeira e pela primeira vez sai do Brasil para obter novas experiências, a oportunidade foi valiosa. “Foi uma experiência motivadora. Embora não tenhamos fechado nenhum negócio, até por que a proposta não era esta, nós conhecemos vários empresários e iniciamos futuros negócios”, resumiu o casal.

 

A empresária e coordenadora do Núcleo de Turismo de Medianeira, Alexsandra Marasca da Rosa, a Duda, participou do encontro empresarial com o objetivo de divulgar e vender o Circuito Doce Recanto D’ Itália, lançado em dezembro de 2011. Segundo ela, a participação nas rodadas de integração entre empresas brasileiras e argentinas foram muito produtivas e apontou que os empresários brasileiros estão no caminho certo, sendo exemplos de iniciativas em muitas ações. “Essa troca foi fundamental para levantarmos os pontos fortes e fracos e, consequentemente, potencializarmos os nossos negócios”.

 

Empresárias de Medianeira foram divulgar o circuito turístico criado em dezembro de 2011

 

Quem proporcionou?

A viagem de intercâmbio de boas práticas foi realizada pelo Sebrae e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI/Brasil), com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu (Adetur), o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), o Parque Tecnológico de Misiones (PTMi) e o Ministério de Ação Cooperativa Mútua de Misiones.

 

O diretor de Integração e Promoção de Desenvolvimento Regional de Misiones, Sergio Gustavo Conde, fez questão de participar do encontro e reforçar os laços de cooperação. “Temos culturas diferentes, habitamos países distintos, mas temos um mesmo rio que nos une e nos fortalece. Precisamos nos unir e tornar consolidado os nossos destinos turísticos”. Além de Conde, estiveram presentes Maria Molina do PTMi e a presidente da Associação Missioneira de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Desirée Vogt de Messi.

 

Uma das paradas mais emocionantes foi nas Reduções Jesuíticas

 

Da mesma forma o consultor do Sebrae Gilson Honorato, avaliou como satisfatória a iniciativa e destacou a importância de proporcionar novas vivências aos empresários. “Esse novo olhar desperta nas pessoas a visão de novas possibilidades e, o resultado, sempre é interessante”. Além de Honorato, a missão técnica contou com o apoio da diretora técnica do Conselho dos Lindeiros e representante da Adetur, Sandra Finkler e as turismólogas Aracelli Bianchin e Thalita Tomazetti, que representaram o PTI.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018