banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em São Miguel do Iguaçu, são dados os primeiros passos para a implantação da Universidade de Estudos Avançados – UEA.
  Data/Hora: 20.mar.2013 - 15h 31 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Em encontro ocorrido no último final de semana na sede da ACISMI - Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Iguaçu, a professora aposentada Maria Goreti Amboni Stadtlober (doutora em Educação/PUC-SP e UEA), filha de São Miguel, proferiu importante palestra sobre a quinta-essência do método Mak´Gregor de Estudos Avançados.

 

Entre os presentes, professores, ex-professores, profissionais liberais e pessoas interessadas em compartilhar experiências e se manterem conectadas com este mundo em constante evolução. O objetivo da sua vinda a São Miguel, segundo a professora, é formar um Grupo de Estudos capaz de dar continuidade ao trabalho de difusão do Método Mak'Gregor, da UEA.

 

Em sua palestra, deixou claro que a Universidade de Estudos Avançados (UEA) é uma instituição livre, sem nenhuma ligação com outras escolas, faculdades ou universidades. “É uma instituição livre sem qualquer ligação com instituição pública ou privada de ordem religiosa ou leiga, nem mesmo com organismos municipais, estaduais ou federais”, explica.

 

Tatiana Amboni Remor, que estará coordenando os trabalhos em São Miguel, no momento em que apresentava a professora Maria Goreti Amboni Stadtlober...

 

“É uma entidade idealizada pelo Rishi, Mestre Haytchãna, que se fundamenta em pesquisas filosóficas, ontológicas e científicas, em busca do estado da arte. De natureza multidisciplinar, polidisciplinar e transdisciplinar, a UEA compreende o indivíduo na sua integralidade e prepara-o para tornar-se um pesquisador douto, conhecedor de disciplinas essenciais ao acompanhamento das emergências de uma sociedade dinâmica e complexa”, acrescenta.

 

Além de explicar em linhas gerais como funciona a Universidade de Estudos Avançados, lembrou que já existem no país e no exterior dezenas de centros de estudos e faculdades livres, simpáticas ao pólo central localizado na cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina. “Através de estudos e pesquisas autodidatas ou não, o indivíduo é estimulado a escolher uma disciplina, investigar as correlatas de áreas diversas, interligando-as, selecionando-as, depurando-as e assim, construir um conhecimento sólido, abrangente, profundo e sui generis”, reconhece, tendo como metodologia o saber advindo de impactos e maiêutica sustentados na “Quinta-Essência do Método Mark´Gregor, (2008)”, que, entre outras publicações, contem a base do pensamento Cibernético ou cybernetyko, que traduzido do grego, significa governo com liderança, a começar pelo “si mesmo”.

 

“É um pensamento que envolve uma nova forma de pesquisar, onde se discute e se faz uma espécie de revisão do conhecimento escolástico, propondo uma nova forma de pesquisa em relação aquilo que não deu certo na Universidade curricular, por exemplo. Os estudantes pesquisadores têm a oportunidade de fazer este resgate dos cursos que concluíram nas Universidades, repensar e observar de que forma a teoria está vinculada à prática no trabalho profissional atual, sobretudo como melhorar esta relação”, raciocina.

  

Em São Miguel do Iguaçu, a direção e coordenação dos trabalhos estarão a cargo de sua irmã Tatiane Amboni Remor. “A Taty é formada em agronomia, com especialização na área e paralelamente a esta pesquisa trouxe dons que precisam estar disponibilizados à comunidade, alem da sensitividade que apresenta. Por isso vejo nela a pessoa indicada acompanhada de uma equipe para a coordenação deste trabalho”, nos disse Goreti, lembrando ainda que qualquer pessoa pode participar desta entidade. “Todos têm a sua própria experiência de vida que pode compartilhar – e juntamente com um trabalho coordenado de pesquisas e estudos poderá aprofundar a sua área de conhecimento”, ensina.

 

A inscrição no grupo de estudos, segundo as professora Goreti, ocorre mediante entrevista com a direção do estabelecimento e uma contribuição mensal. Não é requerido diplomas de conclusão de cursos, basta ter um espírito pesquisador e desejar ardentemente ampliar os seus conhecimentos. “Através de pesquisas e de reuniões semanais os participantes receberão as mais variadas informações que vão desde o dom da cura à descoberta da capacidade de liderança, autoconhecimento que lhes ajudarão a caminhar no dia a dia com mais liberdade, destacando que “o contrário do medo é o conhecimento”. Caminhando livre, o indivíduo poderá conhecer mais e conhecendo mais, servir melhor a humanidade”. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018