Vem pra Rua meu povo que o Rumo Novo rompeu a casca do ovo e está colocando as patinhas de fora...
Ainda sobre a sessão do Legislativo Municipal, da última segunda-feira, em que andando na contramão dos tempos atuais, por seis votos a dois, aprovou-se a criação de duas novas Secretarias Municipais, abrindo-se mais e mais portas para despesas e encargos pessoais, o que mais me chamou a atenção foi o descompasso – e, principalmente a falta de sensibilidade com esse eficaz mecanismo de comunicação dos tempos modernos que é as redes sociais.
Nesta mesma sessão, a vereadora que usou da palavra, fez uma grave denúncia dizendo que o município terá problemas sérios na área de saúde com a falta de medicamentos por que um funcionário da mesma, manuseando a “senha” do sistema que tinha em seu poder, classificou o município no cadastro junto ao Ministério da Saúde como de nível 5(cinco). Esse nível classifica o município como auto suficiente e que não precisa de ajuda governamental para compra de medicamentos neste setor. “Por causa deste crime que esse funcionário cometeu, São Miguel deverá perder esse ano, cerca de R$ 600.000,00, dinheiro esse que seria destinado a saúde da nossa população”, bradou a Vereadora.
Vejam vocês, que mesmo diante desta constatação, mesmo diante desta informação que ela mesma mencionou, optou-se pela criação de mais duas Secretarias Municipais. “Meu voto é contra, por que acho que esse não é o momento propício para se criar mais despesas – são cerca de R$ 600.000,00 que serão gastos por ano, com esses novos encargos”, se posicionou o Vereador Menino que ao lado do Kéti, votaram contra a esse aumento de despesa proposto pelo Executivo. Não era a hora de usar e remanejar estes recursos para a compra destes medicamentos que a nobre vereadora diz que vai faltar? Isso não é muito mais prioritário?
É bom que se diga que a Vereadora Nega da Aurora, foi vivamente aplaudida nesta sessão, pelo público presente, na sua grande maioria funcionários municipais comissionados convocados na última hora para dar respaldo e legitimidade as suas intenções – no momento em que fez uma denúncia gravíssima de uma sabotagem na área de saúde – segundo ela, por um funcionário do setor, tentando caracterizar que o mesmo fez o que fez a mando da ex-administração.
Diante desta grave denúncia da nobre vereadora – durante uma sessão legislativa em que o circo foi armando para aprovação de duas novas Secretarias Municipais – ou seja, aumento de despesas, sugerindo que o município tem mais e mais para gastar – será que este funcionário já conhecedor lá atrás desta situação privilegiada em que o município se dá ao luxo – não resolveu por conta própria comunicar a quem de direito que temos muito mais para dar do que para receber?
Fica a pergunta no ar e também o espaço já garantido para que esse funcionário que segundo a vereadora cometeu esse crime contra a saúde pública do município, possa dar a sua versão e se explicar. Outro fato que também chamou a atenção foi quando ela falou de que não estão deixando os “homens” trabalhar – citando a recente eleição do Conselho Municipal de Segurança. Palavras dela: “Vejam vocês que um simples Conselho Comunitário de Segurança que há cinco anos não se elegia mais, que estava abandonado, agora resolveram concorrer e...”, disse ela, também amputando a culpa desta participação a ex-administração.
Ledo engano minha cara Vereadora. Nota-se claramente que suas fontes de informações não estão lhe passando as coisas corretas ou a sua memória é que está pipocando, seja lá por falta de fosfato, ma fé, ou até mesma a consciência que está pesando. Essa foto abaixo é de uma reunião recente do Conselho de Segurança Municipal de São Miguel do Iguaçu, cuja presidência estava a cargo do Clóvis Ribeiro Filho, o popular Bill, cujo espírito comunitário é digno de louvor.

Essa reunião é de 2012, em que o Executivo Municipal está repassando ao vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança, valores que foram repassados para ajudar na reforma da Delegacia...
Clóvis, além de presidir o Conselho em 2010, 2011 e início de 2012, como gerente do Banco do Brasil foi um dos grandes incentivadores da cadeia produtiva do peixe como mais uma opção de renda da agricultura familiar. Na sua gestão junto ao Conselho, teve participação ativa na área de segurança, inclusive reivindicando e ajudando na obtenção de recursos para a Reforma que foi feita na Delegacia de Polícia.
E quanto à outra chapa que você acha que foi montada somente para tumultuar, também é um equivoco seu e não existe ninguém de fora como você afirmou. O presidente da outra chapa é um cidadão de bem e reside em São Miguel do Iguaçu, e seu intuito foi participar e usar a sua experiência e conhecimento de longos anos na área de Segurança para ajudar a nossa comunidade. Se conversar com ele pessoalmente, verás que as suas idéias, os seus projetos visam interagir com a comunidade, criando um canal de comunicação com todos os demais órgãos envolvidos nesta questão, cuja missão é proteger o cidadão.
O que houve de fato nesta eleição, sem querer jamais tirar o mérito da eleição do novo presidente, Derli de Oliveira, foi intromissão descabida e indevida da atual Administração em conluio com o Legislativo, num assunto que deveria ser restrito a comunidade. Fazer reuniões com os comissionados e obrigá-los a comparecerem no dia e hora no local de votação, como fez o Chefe dos Chefes, Valdecir Lago, é abuso de poder.
Dizer que haveria no local uma lista de comparecimento – e quem não comparecesse poderia sofrer conseqüências é usar força desporporcional, é um ato inconstitucional. Uma perguntinha que não quer calar, ainda sobre essa eleição: Como é que os Ava-Guarani, tomaram conhecimento e se deslocaram em peso para essa votação? E continuo me perguntando: E se eles resolverem querer levar parte das Câmeras lá para a sua região? Vieram, votaram, colaboraram e como todo cidadão também pode reivindicar... E se (...). Como é que fica?
Amanhã tem mais, vamos abordar um tema delicado e altamente explosivo – Patrimônio Público e seu uso indevido, fato este que é bom que se diga, é missão de todos, - mas, em especial dos nobres vereadores que tem fechado as vistas e deixado o barco correr solto... Um aviso aos navegantes... Abordar os nossos anunciantes e dizer a eles: "Vamos te ajudar sim, - mas, vê se tira aquele comercial que você está veículando naquele jornalzinho, se não...", só nos faz crescer ainda mais...
João Maria Teixeira da Silva