Os empresários Danielli Viola de São Miguel do Iguaçu, José Barreto de Foz, Júlio Passimani e Odair Bergonsi de Itaipulândia estiveram contando suas experiências de empreendedores aos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI). A atividade fez parte da disciplina de “Empreendedorismo”, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Reinalda Blanco Pereira.
Os estudantes formularam diversas perguntas aos participantes com o objetivo de obter informações de como deve ser a atuação dos empreendedores num mercado competitivo.

O acadêmico Edson Somavilla disse que a ideia central do trabalho foi tirar as inúmeras dúvidas dos estudantes. “Fizemos várias perguntas aos entrevistados com a intenção de nos ajudar a entender melhor o mercado de trabalho”, destacou Edson.
A estudante Tauana Samanta Schneider lembrou que conhecer a história destes empresários é enriquecer o currículo dos alunos. “Como começou, o que está fazendo hoje e como é ser um empreendedor, foram algumas das perguntas que fizemos”, enfatizou Tauana.
Os dois empresários que falaram aos estudantes são egressos da UNIGUAÇU/FAESI, ou seja, se formaram na Instituição. Para a empresária Danielli Viola, proprietária de uma empresa no ramo de bijuterias, voltar à faculdade onde se formou é uma alegria e uma honra, porque quer, assim, ajudar os estudantes. “Quero despertar neles o interesse pelo empreendedorismo”, salientou Danielli.
O empresário Júlio Passimani, formado em Administração pela UNIGUAÇU/FAESI em 2006, têm em empreendimento no ramo de Artefatos de Cimento. Para ele, contar sua experiência aos acadêmicos é relembrar seus estudos na Instituição. “Durante o curso tive várias oportunidades de conhecer histórias de empreendedores que serviram de inspiração para mim e hoje quero compartilhar isso com os estudantes”, completou Júlio.
A Coordenadora do curso, professora Reinalda Blanco Pereira, ressaltou que o Curso de Administração da UNIGUAÇU/FAESI objetiva não apenas responder às necessidades do mercado de trabalho, mas também transformar e alterar a realidade visando à qualidade de vida, através de sua postura de solucionador de problemas e de reprodutor e criador das forças produtivas e sociais no âmbito nacional e internacional.“Ele focaliza sua atenção na gestão, abrangendo todos os tipos e tamanhos, concentrando sua atenção nas informações de gestão para mercados globais e de comércio exterior, preservando o meio ambiente”, finalizou Reinalda.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 30-08-13
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU