Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS) mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. De acordo ainda com um estudo divulgado pela própria Organização, o Brasil é o país com a maior prevalência da doença, com 10% da população apresentando o distúrbio mental.
Visando entender melhor essa doença, o Conselho Diretor do Rotary Club de São Miguel do Iguaçu(Distrito 4640) trouxe a Psicóloga Cátia Inês Werner para falar sobre o tema aos rotarianos. “Foi um dos assuntos sugeridos pelos companheiros tendo em vista que a doença também está presente na comunidade de São Miguel e que tem inclusive levadas à morte várias pessoas nos últimos anos”, informou o Presidente César Augusto Schommer. Ele lembrou que os rotarianos são pessoas influentes em suas comunidades e podem ajudar muito na prevenção e sugerir maneiras de tratá-la. “Precisamos entender melhor a depressão para poder ajudar a comunidade”, completou o presidente.
O Rotariano Armando Luiz Polita contou que conhecia alguns aspectos da doença, mas a palestra da Cátia foi de fundamental importância para ampliar as informações acerca dela. “Acredito que tivemos uma visão ampla de como ela pode ser combatida e quais suas causas e consequências, além das formas de tratamento”, enfatizou Armando.
A Psicóloga Cátia disse que foi uma experiência importante e ficou feliz em saber que os rotarianos se preocupam com essa doença. “Que sirva de exemplo para outras entidades”, alertou Cátia.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 09-10-13
Anexo foto da palestra.