É a Lei da semeadura: Colhe-se o que se planta... Está circulando na cidade um documento que leva o número “000412”, pelo visto, parte integrante do Contrato de prestação de serviço entre a Empresa Costa Oeste e a Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu. Neste documento, são descritos os custos que são pagos pela prestação de serviços referente à:
1 – Coleta, Transporte e destinação final de lixo domiciliar no perímetro urbano (cento e bairros) e distritos. Neste item, por exemplo, estão incluídos: três motoristas, cujo salário é de R$ 6.028,59 cada, perfazendo um custo de R$ 18.085,77, no total; seis coletores, com o salário de R$ 5.360,21 cada (R$ 32.161,26 o custo total dos seis coletores); Um Supervisor com o salário de R$ 6.061,71, perfazendo o valor total deste item em R$ 56.308,74.
2 – Coleta, transporte de lixo reciclável no perímetro urbano (Centros e Bairros) e distritos. Estão incluídos: Um Motorista (veículo ¾ comodato) (esse comodato, refere-se a veículo da própria prefeitura) – valor unitário R$ 11.581,62; quatro Coletores, salário de R$ 6.965,59 cada (perfazendo um total de R$ 27.862,36); Um Motorista (veículo ¾) com o custo de R$ 14.213,39. No total deste item são gastos por mês, segundo essa planilha, R$ 53.657,37.
3 – Prestação de serviços de varrição, coleta e destinação final dos resíduos resultantes nas Ruas, Avenidas, calçadas e logradouros públicos. Neste item, estão incluídos 10(dez) varredores a um custo cada de R$ 2.921,46, perfazendo um total de R$ 29.214,60
4 – Prestação de serviços de manutenção de áreas verdes, jardins, canteiros, limpeza e conservação do perímetro urbano (centros e bairros) e distritos. Neste item estão inclusos um Motorista (Kombi) no valor de R$ 10.499,45; 03(três) operadores Máquina Costal, ao custo de R$ 3.736,88 cada (R$ 11.210,64); 2(dois) ASG, ao valor de R$ 3.122,83 cada (R$ 6.245,66), perfazendo o total de R$ 27.955,75.
5 – Prestação de trituração, coleta e de galhos e entulhos. Neste item está especificado que o motorista + caminhão caçamba 8 ton. Acoplado com triturador de galhos, tem um custo mensal de R$ 18.723,73; Mais um motorista + caminhão ¾ e uma equipe de três pessoas ao custo de R$ 8.986,18 cada (26.958,54), totalizando um total neste item de R$ 45.682,27 mensais.
6 – Serviço de manutenção urbana, plantio de mudas, reflorestamento e manutenção em área urbana e em área alagada pelo Lago de Itaipu, capina, limpeza de boca de lobo, sarjetas, pintura de meio fio, etc... Neste item está especificado uma equipe composta por 15 ASG, a um custo de R$ 2.506,57 cada, perfazendo um total de R$ 37.598,55.
Existe algo de anormal nisto? Acredito que essa resposta é o que a sociedade como um todo quer saber – motivo pelo qual estarei protocolando um requerimento junto ao Governo Municipal, solicitando melhores esclarecimentos sobre cada item deste documento, pois na forma que está deixa margem para muitas dúvidas...
O documento na sua forma original – estamos encaminhando também ao Ministério Público, para uma possível investigação. Vale lembrar que pelos valores aqui apresentados, o custo mensal é de mais de R$ 250.000,00 por mês – em 12(doze) meses esse custo é de mais de R$ 3.000.000,00. Vale salientar ainda, que por este mesmo trabalho, a ex-administração gastava R$ 170.000,00, mensais - perfazendo um total de R$ 2.000.000,00, por ano. Com um porém, todo o trabalho era feito com veículos particulares - arrendar veículos que fazem parte do patrimônioc público - como neste caso, é crime, previsto em Lei.
Quais as explicações que estamos solicitando? Acredito que as nossas dúvidas seja a mesma de todos – quanto se paga por um motorista? E por que a diferença de valores entre um item e outro? E nestas alturas, diante destes valores, acredito que tem muita gente pensando em deixar de cursar um curso superior para entrar numa Auto Escola e conseguir uma Carteira de Motorista para trabalhar na Costa Oeste.
Tudo isso, porém, é só um detalhe... O que mais nos espanta é como esse documento chegou até nós e quais as intenções que estão por detrás dele – daí o título: “Rumo Novo da Ponta da Lança”. Noticias extra-oficial que vieram junto com este documento é de que alguém está dando um “cheque-mate” no Executivo, do tipo: “Ou você cobre o prejuízo que tivemos (... – R$ 180.000,00 - ...) ou vamos instalar imediatamente uma CPI e mandá-lo embora de onde nunca deveria ter vindo”.
Vejam vocês que aparentemente, estes dados parecem tratar de coisas inocentes – mas, analisadas com um pouco mais de profundidade, vamos encontrar um “Rumo Novo”, se desentendendo internamente com o seu PRÓPRIO POVO...
Veja a repercussão dessa matéria junto a Comunidade São Miguel através fo facebook:
Agenor Peron Dorigon, Simone Bauer, Roseli Baritieri e outras 10 pessoascurtiram isso.
Paulo Prestes Pelo jeito vem mais ação civil publica por ai.
14 de dezembro às 09:27 via celular · Curtir
Paulo Prestes Tive acesso aos documentos. Estou com vergonha de morar aqui. E os vereadores? Cadê a Câmara? Isso não pode ficar assim; é causa de uma Comissão de Investigação com vis tas à cassação. VERGONHA, ABSURDO, AH SE ARREPENDIMENTO MATASSE!
14 de dezembro às 10:25 · Curtir · 4
Fabio Marcio Buzanello Tem como me arrumar uma vaga de motorista daquela kombi!?
14 de dezembro às 10:28 · Curtir
João da Silva http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=14936