Banner dengue maio

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Exposição “Lágrimas de São Pedro” valoriza terra das águas no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 22.mar.2014 - 7h 52 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Na véspera do Dia Mundial da Água, a exposição “Lágrimas de São Pedro”, do artista Vinícius S.A., ressalta a importância de Foz do Iguaçu como local privilegiado por este recurso natural, matéria-prima principal da mostra, aberta nesta sexta-feira (21) no Ecomuseu de Itaipu.

 

A visitação da obra criada pelo artista baiano Vinícius Silva de Almeida (Vinícius S.A.) segue até 18 de maio. Até lá, o Ecomuseu permanece com a mostra paralela do mesmo autor com o tema “Fluidos”, também uma reflexão sobre a água. A entrada é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e da Bacia do Paraná 3. Turistas pagam R$ 10.

 

Foto: Nilton Rolin - Público na exposição...

 

“Trazer essa mostra para cá foi uma forma de homenagearmos o Dia Mundial da Água, recurso abundante com o qual geramos energia”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, durante a cerimônia de abertura. “Estamos sobre o Aquífero Guarani, nossa maior reserva de água doce, e são as águas que fazem o espetáculo das Cataratas”, completou o DGB.

 

Mais de 100 pessoas acompanharam a solenidade antes da visitação às “Lágrimas de São Pedro”. O grupo Corda e Fole, de Serranópolis do Iguaçu, foi a atração musical do evento. Na sequência, o público lotou o espaço de 80 metros quadrados onde estão instalados os 4.500 bulbos de lâmpadas cheios d’água.

 

“Estou satisfeito com a acolhida tida aqui em Foz do Iguaçu e pela Itaipu, que realiza este trabalho incrível do Cultivando Água Boa”, disse Vinícius S.A.

 

Chuva congelada

 

 

"Lágrimas de São Pedro" simula uma chuva que paira sobre o ar e sua relação com o homem nordestino. Seca e fé são lembradas nos cântigos de louvor a São José, padroeiro do Ceará e tido como o provedor das chuvas pelo povo do Nordeste. São Pedro, por sua vez, também aparece na proposta como aquele que controla o tempo.

 

A estudante iguaçuense Heloisa Waintuck disse se sentir privilegiada por viver em uma cidade na qual há tanta beleza natural, provida por suas águas, e ainda dispor de um espaço como o Ecomuseu, no qual se pode refletir sobre o tema. “Achei uma inovação para Foz ter uma mostra como essa. E me sinto renovada por contemplar essa beleza hoje”, afirmou.

 

Andreia Santos, auxiliar de serviços gerais, e Eliane da Silva, cozinheira, gostaram do uso de materiais simples para compor a instalação principal. “Ficou um efeito interessante”, disseram.

 

Para a cozinheira Maristela Lana dos Santos, o som do ambiente – com os cântigos a São José – lembram os lamentos das lavadeiras, castigadas pela falta de chuva e o trabalho pesado. “Acho que essa exposição representa isso, como se as lágrimas delas estivesse congeladas”, concluiu Maristela.

 

O artista

 

Vinícius Silva de Almeida (Vinícius S.A.) tem 30 anos, vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, foi residente no programa do Kulturamt a convite do governo de Frankfurt, Alemanha.

 

Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional - O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek e o artista Vinicius S.A., na abertura da mostra paralela, “Fluídos”.  

 

Seu interesse pelas ciências exatas o fez desenvolver uma linguagem própria, que alia o pensamento científico e práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais.

 

Outras obras do artista foram premiadas em renomados salões e bienais, a exemplo do “Objeto Óptico #02”, que recebeu o prêmio de residência artística internacional no 15º Salão da Bahia; a instalação “Sorria, você está sendo filmado!”, premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia; e “O Pulso da Bienal”, importante obra do artista que recebeu menção especial na 8ª Bienal do Recôncavo.

 

Exposição “Lágrimas de São Pedro” e mostra “Fluidos”

 

Local: Ecomuseu de Itaipu

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), para turistas em geral.

Visitação: de 21 de março de 2014 a 18 de maio de 2014
Horários: das 8h às 17h, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores da região, mediante documento de comprovação.

Classificação indicativa: livre.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018