A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) iniciará, ainda em 2014, seu segundo programa de mestrado. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta semana, a lista dos 53 novos cursos aprovados no país, entre os quais figura o Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) da UNILA.
O curso terá duas linhas de pesquisa: Integração, Estado e Sociedade e Integração, Cultura e Sociedade. Serão ofertadas 15 vagas – mantendo-se a proporcionalidade entre brasileiros e estrangeiros. A previsão de início é para agosto deste ano.
O projeto foi encaminhado à Capes em 2013 e, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jayme Benvenuto Lima Júnior, que também é coordenador deste mestrado, a avaliação foi bastante rígida e criteriosa. “Esta proposta precisou de uma visita in loco para ser aprovada”, lembra. Os avaliadores estiveram na UNILA em dezembro para verificar as condições e a estrutura da Universidade.
Para ele, a nova pós-graduação se somará ao Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA), tendo relação direta com o tema. “Além disso, o ICAL está perfeitamente alinhado à missão da UNILA”, pondera.
No total, 17 professores lecionarão no curso, tendo inclusive alguns colaboradores externos. “Isso enriquece o conteúdo”, observa Benvenuto. Além disso, o mestrado terá caráter interdisciplinar. “Temos professores de três institutos, ou seja, com uma grande variedade de especialidades”, complementa. Para o pró-reitor, a aprovação do segundo programa de mestrado da UNILA é um grande passo e demonstra amadurecimento por parte da Universidade.
Nos próximos dias, será lançado o site do mestrado, contendo o programa completo, o cronograma e a forma de inscrição.