Ao chegar ao 7º período do curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI, o estudante é levado a praticar o que aprendeu na teoria. A essa atividade dá-se o nome de ESCC (Estágio Supervisionado em Ciências Contábeis), sendo desenvolvida no laboratório do curso e tendo como objetivo articular a teoria e a prática no processo de consolidação e disseminação dos conhecimentos adquiridos no decorrer da formação acadêmica, considerando aspectos técnicos, humanos e sociais.
“Os alunos constituem, registram e contabilizam uma empresa em um determinado período”, explica o professor da disciplina Valdecir Antônio Dal Cortivo. Essa atividade prossegue até o 8º período, reta final do curso. Valdecir lembra que esse momento é de fundamental importância na vida acadêmica do aluno porque coloca em prática todo o conhecimento adquirido. “Tudo o que o estudante aprendeu nos três anos do curso ele aplica no estágio em que, apesar de ser uma empresa fictícia, são realizados os mais diversos e complexos lançamentos contábeis”, destacou Valdecir.

O acadêmico Anderson Júnior Braga disse que o estágio está sendo de grande utilidade na sua carreira profissional. “Na empresa em que eu trabalho estamos trocando o regime tributário e tenho a oportunidade de simular isso aqui no estágio”, relatou Anderson.
Para a estudante Michelli Somavilla é a oportunidade de aprender contabilidade mesmo sem estar atuando na área. “É mais difícil, no entanto, aprendemos da mesma forma e saímos da faculdade preparados para o mercado de trabalho”, concluiu Michelli.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 14-04-14
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU