Membros do projeto de extensão "Cinema na Curva do Rio" e do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desembarcam na região da Bacia do Paraná 3 para compartilhar o universo audiovisual com jovens de diversos municípios.
As principais ações do projeto concentram-se na oferta de oficinas introdutórias de cinema e de práticas de realização. "Nossa intenção é criar uma rede de jovens realizadores que possam ser multiplicadores do audiovisual em suas cidades e articular uma produção regional que reflita a memória e as histórias da região", diz a coordenadora do projeto de extensão, professora Francielli Rebelatto.

A primeira cidade visitada pela equipe, que é composta por oito acadêmicos da UNILA, além da professora e oficineiros, foi Marechal Cândido Rondon, que está a 300 km de Foz do Iguaçu. Na Biblioteca Municipal, o grupo esteve com jovens da cidade e dos municípios de Quatro Pontes, Mercedes e Entre Rios do Oeste. Durante três dias, eles aprenderam sobre todas as etapas de produção audiovisual: desde a ideia de um filme até a construção de um roteiro, a fotografia, o som, a gravação e a edição dos vídeos. A partir das ideias e roteiros elaborados, foram produzidos três curtas-metragens (confira link abaixo).
"Fiquei surpreso ao perceber as possibilidades que podem ser realizadas com as oficinas. A maioria dos participantes conseguiu perceber claramente em que área cada vídeo se encaixa melhor", relata o acadêmico de Cinema e Audiovisual e bolsista do projeto, Adolfo Del Valle. A segunda viagem do grupo foi a Itaipulândia, no último final de semana. O grupo ainda terá pela frente as cidades de Cascavel, Toledo e Mercedes, quando, então, encerra-se o primeiro ciclo de oficinas.
O projeto contempla também a exibição de curtas-metragens produzidos na região, com o intuito de fomentar a formação de público e a democratização do acesso ao cinema. Os acadêmicos aproveitam as visitas para conhecer novas histórias e personagens. "Uma parte da equipe fica responsável para gravar nosso olhar sobre cada cidade", comenta Francielli. “Cinema na Curva do Rio” conta ainda com a participação do realizador audiovisual paraguaio Emilio Sanabria, que colabora com a produção executiva, e tem o apoio de logística e coordenação regional do projeto "Encontros e Caminhos", vinculado ao programa "Cultivando Água Boa", da Itaipu Binacional.
Confira alguns filmes realizados por participantes de uma das oficinas na página UNILA V ídeos .Todos os filmes do projeto podem ser encontrados no canal de vídeos do grupo no Youtube .