Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Projeto de extensão da UNILA ministra oficinas de cinema a jovens da região
  Data/Hora: 8.mai.2014 - 15h 12 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Membros do projeto de extensão "Cinema na Curva do Rio" e do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desembarcam na região da Bacia do Paraná 3 para compartilhar o universo audiovisual com jovens de diversos municípios.

 

As principais ações do projeto concentram-se na oferta de oficinas introdutórias de cinema e de práticas de realização. "Nossa intenção é criar uma rede de jovens realizadores que possam ser multiplicadores do audiovisual em suas cidades e articular uma produção regional que reflita a memória e as histórias da região", diz a coordenadora do projeto de extensão, professora Francielli Rebelatto.

 

 

A primeira cidade visitada pela equipe, que é composta por oito acadêmicos da UNILA, além da professora e oficineiros, foi Marechal Cândido Rondon, que está a 300 km de Foz do Iguaçu. Na Biblioteca Municipal, o grupo esteve com jovens da cidade e dos municípios de Quatro Pontes, Mercedes e Entre Rios do Oeste. Durante três dias, eles aprenderam sobre todas as etapas de produção audiovisual: desde a ideia de um filme até a construção de um roteiro, a fotografia, o som, a gravação e a edição dos vídeos. A partir das ideias e roteiros elaborados, foram produzidos três curtas-metragens (confira link abaixo).

 

"Fiquei surpreso ao perceber as possibilidades que podem ser realizadas com as oficinas. A maioria dos participantes conseguiu perceber claramente em que área cada vídeo se encaixa melhor", relata o acadêmico de Cinema e Audiovisual e bolsista do projeto, Adolfo Del Valle. A segunda viagem do grupo foi a Itaipulândia, no último final de semana. O grupo ainda terá pela frente as cidades de Cascavel, Toledo e Mercedes, quando, então, encerra-se o primeiro ciclo de oficinas.

 

O projeto contempla também a exibição de curtas-metragens produzidos na região, com o intuito de fomentar a formação de público e a democratização do acesso ao cinema. Os acadêmicos aproveitam as visitas para conhecer novas histórias e personagens. "Uma parte da equipe fica responsável para gravar nosso olhar sobre cada cidade", comenta Francielli. “Cinema na Curva do Rio” conta ainda com a participação do realizador audiovisual paraguaio Emilio Sanabria, que colabora com a produção executiva, e tem o apoio de logística e coordenação regional do projeto "Encontros e Caminhos", vinculado ao programa "Cultivando Água Boa", da Itaipu Binacional.

 

Confira alguns filmes realizados por participantes de uma das oficinas na página UNILA V ídeos .Todos os filmes do projeto podem ser encontrados no canal de vídeos do grupo no Youtube .

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena
Banner emprego

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados