Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
O Legislativo Municipal, mesmo com parecer contrário da Assessoria Jurídica aprova Lei que dá Nova Redação ao FUNDSMI
  Data/Hora: 11.ago.2015 - 5h 15 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Na sua maravilhosa obra - “A Grande Síntese, o filósofo e pensador espiritualista italiano, Pietro Ubaldi, nos lembra que: “na evolução que o homem realiza, de si próprio, realiza-se também a evolução da coletividade, da qual ele é a primeira e mais sólida base. A unidade social tem uma sensibilidade própria, em que se observa e sente a si mesma em cada ponto e em cada elemento que a constituem."

 

Aliás, o nível em que Ubaldi descreve a involução e a evolução social, é algo muito acima da compreensão da maioria esmagadora da civilização, que de uma forma ou de outra se encontra presa no seu próprio “egocentrismo”.

 

De certa forma, o que ele procura explicitar é que “a evolução, que impele a coletividade tanto quanto o indivíduo, possui em si impulsos de auto-eliminação do egoísmo e da força. Assim, como se ascende para cada tipo, individualmente, também se transformam o mundo e suas leis.”

 

Sua obra é do início do século dezenove, e a impressão que se tem é que tudo o que escreveu - a exemplo dos grandes Mestres - é atual, real, factual: “O mundo social é um choque caótico de forças, ainda em busca de equilíbrios superiores do direito”.

 

Ao abordar a mesquinharia, a prepotência, a arrogância e o egoísmo, dispara: “a Lei Universal de Justiça nesses mundos inferiores, justamente pelo baixo nível dos seres, só pode alcançar o equilíbrio por meio de força bruta. Aí, o melhor é o mais forte, não o mais justo”

 

 

Feita esta reflexão, volto à sessão do Legislativo Municipal, mais uma vez sob o comando do vice-presidente Nilton Wenrke, o popular Menino, tendo em vista que o atual presidente Valdir da Silva, o popular Pitonho, se encontra preso desde o último dia 24 de julho, sob suspeita de ter cometidos crimes.

 

Valdir, Nega todas as acusações e o seu advogado entrou com pedido de “habeas corpus” junto ao Tribunal de Justiça e é esperado para hoje, o mais tardar para amanhã, uma decisão contra ou a favor.

 

Mesmo pressionado pelos principais órgãos de comunicação em que insistem cobrar dos vereadores uma definição sobre a situação do Vereador, junto aquela Casa de Leis, temos que ressaltar o respeito e o companheirismo dos mesmos ao não usar até mesmo os dispositivos da Lei Orgânica e solicitar a sua cassação por falta de decoro parlamentar.

 

“O próprio Promotor de Justiça em suas entrevistas tem dito que o vereador Valdir é suspeito, ou seja, até onde eu sei ainda não foram apresentadas provas contra ele. Acredito que essa semana, o mais tardar até quarta-feira, as coisas devem se definir”, nos dizia Menino.

 

Esse também é o pensamento do presidente da Comissão de Ética, Raulique Farias. “Até agora não se tomou nenhuma decisão contra o Valdir aqui nesta Casa, é por que no Legislativo ele desempenhava um excelente trabalho. Se existe algo que possa desabonar a sua conduta em sua vida particular, não é do nosso conhecimento. O que temos que ressaltar é o seu trabalho honroso e dedicado que ele vinha fazendo nesta Casa”, ressalta Raulique.

 

Segundo Menino, caso o Tribunal venha negar o habeas corpus impetrado pelo Vereador – ainda essa semana,  Valdir deve renunciar a presidência e solicitar uma licença do cargo de Vereador, o que abre espaço para a convocação do suplente Egon Remor e uma nova eleição para a presidência da Casa.

 

Sobre a sessão, um dos destaques foi à aprovação do Projeto de Lei 58/2015, que dá nova Redação a Lei do FUNDSMI, onde o Executivo Municipal procura Conceder incentivo à instalação e ampliação de indústrias no município.

 

Além do Vereador Valdir, não estava presente também a Vereadora Nega da Aurora – todos os demais presentes votaram pela aprovação do mesmo – menos é claro, o presidente que só vota em caso de empate.

 

Vale salientar, que a respeito desse Projeto de Lei, pela informação que obtivemos antes do recesso, ficou definido que o mesmo retornaria ao Executivo, para que fosse feita as adequações necessárias. Usando da maioria da sua base de apoio, eles forçaram a barra e o mesmo foi aprovado sem os ajustes necessários, ou seja, ao arrepio da Lei.

 

Este é mais um caso em que o a Promotoria Pública deverá apreciar e se pronunciar – a exemplo do que fez recentemente com o Projeto de Lei que previa a troca de terreno para o Aterro Municipal, com lotes da Reserva Técnica do Município.

 

Na última sexta-feira, o Ministério Público protocolo correspondência junto ao Legislativo, dando um prazo de 10 dias para que os próprios vereadores tomem a iniciativa de revogar o referido Projeto de Lei. Caso não tomem essa iniciativa, podem incorrer numa Ação de Improbidade Administrativa.

 

Vale à pena ressaltar, que se não cumprirem a determinação do Ministério Público, todos os que votaram a favor deste Projeto, correm sério risco de perderem o mandato, tendo em vista, que qualquer cidadão poderá protocolar um pedido de cassação dos mesmos – e na sequencia, o presidente poderá convocar os segundos suplentes para recolocar a locomotiva nos trilhos - ou, retirar a carroça que insiste em andar na frente dos bois...

 

Sobre esse assunto e sobre o ofício do prefeito respondendo a Vereadora Cleonice Maldaner sobre a prestação de conta na área de Saúde, veja na próxima...

 

MATÉRIAS DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei 58/2015 – Dá nova Redação a Lei do FUNDSMI – Concessão de incentivo à instalação e ampliação de indústrias no município – Aprovado

 

Projeto de Lei 69/2015 – Define Modelos de Documentos Fiscais Eletrônicos, visando simplificar a emissão de Notas Fiscais – aprovado em 1ª Votação

 

Projeto de Lei 70/2015 – Abertura de crédito Especial no valor de R$ 117.000,00, destinado a implantação de academias ao Ar Livre  nas Praças Noé Nunes de Medeiros, Santa Rosa do Ocoy e Praça do Coração – Aprovado em 1ª Votação

 

Projeto de Lei 71/2015 – Cria Cargo Comissionado para realizar convênio com Ministério de Saúde – Coordenador e Supervisor Geral de Endemias (exigência do Ministério da Saúde Portaria 929/2001 – Aprovado 1ª Votação

 

Projeto de Lei 72/2015 – Acrescenta Dispositivo na Lei Mun. 2.666/2015 – Na publicação faltou acrescentar Emenda aprovada pelo Poder Legislativo – Aprovado em 1º votação

 

Projeto de Lei 74/2015 – Abertura de crédito especial de R$ 84.000,00 – Destinado a Convênio as famílias de adolescentes internados por medidas sócios Educativas.

 

MATÉRIAS DO LEGISLATIVO

 

Projeto de Lei 10/2015 – Declara de Utilidade Pública a ACODP – Associação Costa Oeste de Paradesporto – de autoria do Vereador Raulique Farias – Aprovado

 

Projeto de Lei 11/2015 – Denomina Severo Murbak Posto de Saúde Linha Guanabara – Autor Marcos Murbak – Aprovado em 1ª Votação.

 

Projeto de Lei 13/2015 – Institui o Dia Municipal do Pestalozziano de São Miguel do Iguaçu – Autoria do vereador Inésio Siviero – pela tramitação

 

INDICAÇÃO

 

41 – o Vereador Marcos Murbak, indica alteração no Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores – institui cargo de Lubrificador e Lavador de Auromóveis. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Exposição