Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Legislativo Municipal: Elton Somavila, é eleito vice-presidente - aguarda-se decisão da Justiça sobre a eleição para Presidente
  Data/Hora: 25.ago.2015 - 6h 43 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Um dos pontos altos da sessão de ontem, foi à eleição para o cargo de vice-presidente do Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu. Por decisão unânime dos vereadores presentes, o vereador Elton Somavila, foi eleito como vice-presidente da Casa.

 

O cargo de vice-presidente estava vago, tendo em vista que o Vereador Nilton Wernke, na última sessão foi eleito Presidente por 5x4. Nilton Wernke, que era vice e vinha ocupando interinamente a presidência – momento antes da eleição passou a continuidade dos trabalhos a 1ª Secretária, vereadora Cleonice Maldaner.

 

Muito embora, a votação de Elton tenha sido por unânimidade, o fato é que nos bastidores, o clima é bastante tenso – e, aguarda-se para hoje, ou no mais tardar até a manhã, a decisão da Justiça sobre o Mandato de Segurança impetrado pelo vereador Edson Ferreira, que perdeu a eleição para o vereador Menino e tenta anulá-la.

 

Sobre a eleição de Elton, o que se comenta nos bastidores, é que o grupo do vereador Nilton Wernke, pisou na bola, pois poderia ter se beneficiado da maioria que hoje detém no Legislativo com a volta do vereador Cláudio Rodrigues e fazer também a vice-presidência. “Vice, é o sucessor direto do presidente em caso da ausência do mesmo, ou de qualquer outro impedimento”, me dizia um especialista.

 

A alegação é de que, todos os vereadores, a exceção de Egon e do Cláudio, todos são detentores de cargo junto à mesa Diretiva do Legislativo. “Bastaria o vereador Raulique Farias, por exemplo, se licenciar do cargo de segundo secretário e se candidatar a vice”, orienta.

 

O vereador Edson que está brigando por uma nova eleição e tentando voltar a presidência do Legislativo Municipal, por exemplo, em breve poderá ter sérios problemas junto a Justiça devido ao excesso de diárias feito junto a sua gestão. Só em 2014, conforme recente denúncia do Tribunal, levado ao ar por todos os meios de comunicação da região, foram gastos mais de R$ 200.000,00, em diárias.

 

No mesmo mandato de segurança impetrado por Edson Ferreira, ele pede também que o vereador Cláudio Rodrigues, seja impedido de votar, e que o seu suplente seja convocado, tendo em vista que o mesmo se encontra hoje trabalhando junto a FETAEP em Curitiba.

 

O que não é verdade – o vereador se licenciou por um período de 120 dias e tem residência fixa em São Miguel do Iguaçu – e, segundo ele, “fui eleito por São Miguel do Iguaçu, tenho residência fixa aqui e o meu desejo é cumprir o meu mandato como vereador”, garante ele.

 

MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO:

 

Projeto de Lei 66/2015 – Gratificação de Difícil Acesso para Servidores 10%, destinada aos efetivos que não utilizam transporte escolar localizados a uma distância mínima de 5.000m. Aprovado em 1ª votação

 

Projeto de Lei 73/2015 – Concessão de Diárias/Servidores e Agentes Políticos do poder Executivo, quando houver necessidade de deslocamento para serviço – Aprovado em 1ª votação.

 

Projeto de Lei 76/2015 – Nova Redação a Lei 1921/2007, que dispõe sobre Plano de Cargos, Carreira e Valorização do Magistério. Aprovado em 1ª votação.

 

Projeto de Lei 77/2015 – Reformula Plano de Cargos, Carreiras e Valorização do Magistério – Aprovado em 1ª votação.

 

Projeto de Lei 78/2015 – Combate e Controle a formiga cortadeira, tornando-se obrigatório o controle em todo o território do município – Aprovado em 1ª votação.

Projeto de Lei 80/2015 – Dá nova redação a Lei 2215/2011 que visam ações para implementar o Programa Minha Casa Minha Vida. – Aprovado pela tramitação.

 

Projeto de Lei 69/2015 – Define modelos de Documentos Fiscais Eletrônicos – que visa simplificar a emissão de Notas Fiscais. Aprovado em 2ª votação

 

Projeto de Lei 70/2015 – Abertura de crédito especial no valor de R$ 117.000,00 – valor este destinado a Implantação de academias ao Ar Livre nas Praças Noé Nunes de Medeiros, Santa Rosa do Ocoy e Praça do Coração - Aprovado em 2ª votação.

 

Projeto de Lei 71/2015 – Cria Cargo Comissionado para realizar convênio com o Ministério da Saúde – Coordenador e Supervisor Geral de Endemias (exigência do Ministério da Saúde Portaria 929/2001) Aprovado em 2ª votação.

 

Projeto de Lei 72/2015 – Acrescenta Dispositivo na Lei Mun. nº 2.666/2015 – Na publicação faltou acrescentar Emenda aprovada pelo Poder Legislativo – Aprovado em 2ª votação.

 

 

MATÉRIAS DO LEGISLATIVO

 

Projeto de Lei 11/2015 de autoria do vereador Marcos Murbak, denomina o Posto de Saúde da Linha Guanabara de Severo Murbach

 

Projeto de Lei 12/2015 de autoria do Vereador Francisco Machado Motta – Denomina Ruas do J. Bela Vista II – Alexandre Zatta e Gervásio Macedo

 

Projeto de Lei 13/2015 de autoria do Vereador Inésio Siviero, determinando o Dia Municipal do Pestalozziano  - tramitação legal

 

INDICAÇÕES –

 

42 - O Vereador Francisco Machado Mota indica que seja instalado Bebedouro de água para PSF Lúcia Barp da Costa, no Bairro Novo Mundo

 

43 - O Vereador Elton somavila, solicita a instalação de Redutor de velocidade na Rua Marechal Cândido Rondon, na altura do número 1933, Bairro Bela Vista. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena