Estamos prestes a entrar em um novo período eleitoral, onde a ordem é moldar – e nas reuniões preparativas de quem está no poder, o aviso é: “não podemos perder – nem que para isso temos que prometer – quanto ao cumprir, é outra história, agente pensa nisso depois...”
Para enganar, lançamos um decreto de austeridade, onde prometemos fechar as torneiras em nome da governabilidade. Mas, por detrás das cortinas – em ano de eleição, com a máquina na mão, o segredo é agradar principalmente as lideranças cujo poder de persuasão tem enorme repercussão no dia da eleição...
“Ao assistir o fantástico de domingo e a matéria sobre as diárias, me senti um bandido”, nos dizia o vereador Edson Ferreira, ontem, logo após recusar o convite da RPC para falar sobre as diárias feitas em 2014, onde ele aparece em primeiro lugar no legislativo local – ninguém disse nada, mas todos devem ter pensado: “se conseguiu se identificar nesta matéria é sinal de que está evoluindo”.
O que fazer? A quem culpar? Onde estamos errando?
Esta deveria ser a preocupação principalmente da parte culta, da parte pensante – em especial, desses que recebem mensalmente para educar a juventude de hoje que serão os futuros governantes amanhã...
E por que não fazem isso?
Por que esse silêncio espantoso – para não dizer criminoso – diante de uma série de situações que saltam os olhos? Medo? Não sei – o que sei, é que, numa cidade como a nossa com quase 90 milhões de orçamento anual, estar no patamar que estamos é vergonhoso...
Para o próximo dia 07 de setembro, segundo a programação divulgada, vamos ter desfile... Um dia antes da semana da Pátria, nenhum dos nossos representantes fez uso da palavra, seja para homenageá-la, enaltecê-la, ou até mesmo para reclamar que vamos comemorar divididos ao meio...
Sim! Divididos ao meio, até mesmo nesse quesito, num momento que deveria ser de civismo, patriotismo, união e comemoração – (tendo em vista que as escolas Estaduais já comunicaram que não irão participar) – o que não deixa de ser uma afronta e um desprestígio ao governo local – e principalmente, uma forma de protestar contra o governo estadual...

Deixando de lado estas reflexões, vamos à sessão de ontem... Aliás, o vereador Edson e o vereador Elton Somavila, fizeram uso da palavra sim. Edson solicitou que fosse incluído na ata, “a não presença do vereador Cláudio Rodrigues e de que ele não se fez presente em duas sessões”.
O vereador Elton, agradeceu a presença dos funcionários públicos presentes que vieram prestigiar a aprovação do Projeto de Lei 86 que dispõe sobre a Reforma de Plano de Cargos, Carreira dos servidores. “Em 2014, apresentei um requerimento solicitando e hoje, só tenho a agradecer a todos os meus companheiros que aprovaram esta conquista”, disse ele.
MATÉRIAS DO EXECUTIVO:
Projetos em Leitura:
Projeto de Lei 66/2015 – Gratificação de Difícil Acesso para Servidores 10%, destinada aos efetivos que não utilizam transporte escolar localizados a uma distância mínima de 5.000m. Aprovado em 2ª votação
Projeto de Lei 73/2015 – Concessão de Diárias/Servidores e Agentes Políticos do poder Executivo, quando houver necessidade de deslocamento para serviço – Aprovado em 2ª votação.
Projeto de Lei 75/2015 – Abertura de crédito adicional especial R$ 84.000,00, destinado a Convênio para as famílias de adolescentes internado por medida sócia Educativa – Aprovada em 2º votação.
Projeto de Lei 76/2015 – Nova Redação a Lei 1921/2007, que dispõe sobre Plano de Cargos, Carreira e Valorização do Magistério. Aprovado em 2ª votação.
Projeto de Lei 77/2015 – Reformula Plano de Cargos, Carreiras e Valorização do Magistério – Aprovado em 2ª votação.
Projeto de Lei 78/2015 – Combate e Controle a formiga cortadeira, tornando-se obrigatório o controle em todo o território do município – Aprovado em 2ª votação.
Projeto de Lei 80/2015 – Dá nova redação a Lei 2215/2011 que visam ações para implementar o Programa Minha Casa Minha Vida. – Aprovado pela tramitação.
Projeto de Lei 74/2015 – Autoriza transferência de imóvel – destinados ao Programa Minha Casa Minha Vida – Aprovado em 1º votação.
Projeto de Lei 80/2015 – Que dá nova redação a Lei 2.215/2011, cujas as ações visam implementar o Programa Minha Casa Minha Vida. Aprovado em 1ª votação
Projeto de Lei 83/2015 – Abertura de crédito adicional suplementar no valor no valor de R$ 290.945,86 – valor este que será incluído no PPA/LDO para reforma do Paço Municipal.
MATÉRIAS DO LEGISLATIVO
Projeto de Lei 13/2015 – Institui o Dia Municipal do Pestalozziano de São Miguel do Iguaçu, de autoria do vereador Inésio Siviero – Aprovado em 2ª votação.
INDICAÇÕES
44 – Dispõem sobre Coleta de Lixo no Assentamento Antônio Tavares, de autoria do vereador Egon Eugênio Remor, pelo menos a cada 15 dias...
45 – Sinalização na Rua Nereu Ramos, de autoria do Vereador Marcos Murbak
46 – Calçamento da Linha Caravágio à Nova Brasília, autor Vereador Marcos Murbak...