Da Assessoria - Uma reunião sexta-feira (09), entre a diretoria da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), e a Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, serviu para a apresentação de ações e resultados alcançados por intermédio da parceria do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu.
Conforme o presidente da Biolabore, Douglas Kunz, a parceria é trabalhada desde 2008 e, o último contrato foi assinado em 2015. Na reunião os diretores e gerentes da Binacional conheceram algumas das ações e resultados de trabalhos desenvolvidos na região Oeste do Paraná.
A expectativa era pela renovação do contrato entre as duas instituições, o que foi confirmado pelo diretor de Coordenação, Newton Kaminski. “A ampliação do raio de atuação da Itaipu para 54 municípios também requer adequações”, observa. Nos próximos meses será feito um planejamento de trabalho e a Biolabore deve ter papel de destaque, conforme Kaminski.
Ampliação do trabalho
A ideia é manter um formato de parceria com o intuito de manutenção do desenvolvimento sustentável, econômico e social, conforme o gerente da Divisão de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu, Sérgio Angheben.

O presidente da Biolabore, Douglas Kunz, frisa que, a aprovação das operações e iniciativas motiva a equipe a melhorar e justifica a renovação da parceria com a Itaipu Binacional. A partir de agora há o processo de negociações para aditivos com ampliação para atender as demandas da agricultura regional.
A Biolabore
Atualmente a Biolabore conta com 77 cooperados que formam um corpo técnico de trabalho. Mais de 40 membros atuam diretamente relacionados à cooperativa e prestam serviços em todos os municípios da conhecida Bacia do Paraná-3 (BP3). O principal objetivo é desenvolvimento sustentável das pequenas propriedades para fundamentar e solidificar as atividades produtivas e de renda no meio rural.