Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Governo Municipal assina ordem de serviço para reforma e ampliação do antigo CITEL
  Data/Hora: 14.set.2022 - 17h 48 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu assinou na manhã desta quarta-feira, 14, a ordem de serviço para início da obra de reforma e ampliação da sede do antigo Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer – CITEL, que passará a ser chamado de ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’, referenciado ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), da secretaria de Assistência Social.

 

A assinatura foi realizada em um ato no próprio local e contou com a participação de representantes do Governo Municipal, Câmara de Vereadores, da empresa vencedora da licitação e servidores da Assistência Social.

 

A obra será executada em uma área de aproximadamente 927 m², compreendendo melhorias na cobertura, nas salas internas, troca dos banheiros e adequação do prédio público que estava em desacordo com as normas. Também será construído um portal e uma área de cobertura até o acesso de todas as crianças.

 

O valor total a ser investido, com recursos próprios do município, é de R$ 738.750,00 (setecentos e trinta e oito mil e setecentos e cinquenta reais). O prazo de execução do contrato é de 08 meses.

 

De acordo com o coordenador do CRAS, Elan Wesley Pereira Neves, desde que o espaço foi fechado, ainda em 2018, as famílias têm procurado a secretaria e cobrado a reabertura do local. Agora, com o que está sendo previsto em projeto, será possível realizar um bom atendimento a comunidade carente do município.

 

 ‘Vamos atender aproximadamente 300 crianças de 04 a 12 anos de idade em contraturno escolar, sendo que a maioria delas serão de famílias atendidas pela política pública de Assistência Social, famílias referenciadas ao CRAS, ao CREAS ou com crianças acolhidas na Casa Lar’, explicou Neves.

 

A secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, lembrou que desde o início de 2021 as equipes do Governo Municipal têm trabalhado nos estudos, levantamentos e projetos para conseguir viabilizar essa obra.

 

Nós estamos trabalhando incansavelmente desde o primeiro dia da nossa gestão para que esse serviço volte a ser ofertado. Nos deparamos com muitas dificuldades, entre elas, as restrições sanitárias impostas pela pandemia, precária condição física do prédio, a falta de mobiliário e até mesmo a falta de estrutura para a equipe do Planejamento elaborar o projeto. Organizando a casa conseguimos chegar no dia de hoje e autorizar o início a nossa tão sonhada reforma do CITEL’, comemorou Adriana.

 

O prefeito Boaventura Motta, parabenizou o esforço de todos os envolvidos na viabilização da obra e citou outros investimentos nessa região da cidade que vão beneficiar os munícipes. ‘Além dessa reforma, estamos construindo a Praça José Augusto Lordani e também vamos construir uma nova Unidade de Saúde aqui ao lado, sempre pensando no bem da nossa comunidade’, relatou.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidades das crianças, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

 

Os objetivos do serviço que será oferecido pelo município são:

– Atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 04 a 12 anos, servindo refeições diárias (café da manhã, almoço para ambos os turnos e café da tarde), seguindo protocolos nutricionais;

 

– Promover ações socioeducativas a criança e adolescente, promovendo a inclusão social através de atividades culturais, desportivas, recreativas e lúdicas, bem como oficinas de arte e cidadania, em regime de contra turno social;

 

– Atender crianças e adolescentes em conflitos familiares que necessitem de intervenção;

 

– Desenvolver ações preventivas contra uso de drogas e exploração do trabalho infantil;

 

– Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e desenvolver relações de afetividade e sociabilidade;

 

– Fortalecer vínculos familiares e comunitários em atividades de oficinas sobre cultura e vivências lúdicas;

 

– Desenvolver sentimento de pertença e de identidade;

 

– Promover a socialização e convivência.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Lúcia Helena
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite