Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Governo Municipal e Itaipu entregam poço artesiano para atender 100% da Comunidade Indígena com água potável
  Data/Hora: 30.ago.2023 - 8h 15 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Itaipu Binacional realizaram na manhã de segunda-feira, 28, a entrega oficial de um poço artesiano para a Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy, instalada no distrito de Santa Rosa do Ocoí, que possibilitará o atendimento de 100% dos moradores com água potável.

 

O investimento foi de R$ 50 mil, frutos do convênio de sustentabilidade firmado entre o município e a hidrelétrica, que vai investir R$ 3,6 milhões na Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy ao longo de 3 anos.

 

A entrega oficial do poço, que tem 120 metros de profundidade e vazão de 50 mil litros/hora de água potável, contou com a participação de autoridades municipais, representantes da Itaipu, lideranças da comunidade indígena, comunidade escolar e moradores.

 

 

 

O prefeito Boaventura Motta, comemorou o fim da angústia da comunidade, que sofria com a falta de água. Ele também agradeceu a parceria com a Binacional, que possibilitou o investimento. ‘Gostaria de agradecer a Itaipu pela parceria que ajudou no atendimento dessa comunidade. O município trazia água, mas não era a solução do problema. Agora eles estão bem atendidos e felizes com uma água muito boa!’ exaltou.

 

O cacique Celso Japoty Alves, relatou que quase a metade dos cerca de 860 moradores da comunidade sofriam com a falta da água. ‘Só tinha um poço que não atendia todos da aldeia. Tinha dificuldade para atender um dos dois lados da aldeia. Na outra parte o pessoal chegou a tomar até água do lago. Depois veio a ajuda da prefeitura que trazia todo dia água para abastecer a caixa d’agua e amenizou o problema. Agora estamos felizes com a obra entregue’, relatou.

 

Diariamente a comunidade era abastecida com cerca de 24 mil litros de água, que eram coletados diretamente no hidrante da Sanepar e transportados de caminhão-pipa. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Sérgio Passos Gonçalves, a entrega de água era diária, inclusive nos finais de semana e feriados. ‘Não tinha folga. A hora que precisasse tínhamos que pegar o caminhão e trazer água para não deixar falta para eles aqui’, relatou.

 

A diretora do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Marli Takua Poty, relatou que os alunos chegaram a ser dispensados das aulas em algumas oportunidades por falta do abastecimento. ‘Agora é só felicidade’, comemorou.

 

 

 

 

O gestor dos Programas de Sustentabilidade Indígena da Itaipu, Paulo Porto, relatou a satisfação em poder proporcionar dignidade a toda à comunidade.Podemos comemorar que pela primeira vez essa comunidade importante para a Itaipu tem acesso pleno à água potável, que é um direito básico’, disse.

 

O gestor do convênio e secretário municipal de Agricultura, Marcelo Alexandre, anunciou que o próximo investimento será a substituição de toda a rede de distribuição de água na comunidade. ‘Estivemos em Curitiba buscando parcerias para desenvolver aqui um novo projeto para reformular toda a rede de distribuição da aldeia, que tem aproximadamente 6.250 metros, e vai contemplar todas as casas, inclusive as que não tinham o abastecimento de água’, informou.

 

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, exaltou mais uma demanda atendida pela gestão municipal. ‘Hoje termina o sofrimento da comunidade indígena, que sofria com a falta de abastecimento de água. Nossa gestão trabalha para atender todos os nossos munícipes e os indígenas não poderiam ficar de fora, ainda mais em algo tão vital, que é a água’, destacou.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner Mirante