Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Ação do ‘Setembro Amarelo’ é realizada na Comunidade Indígena de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 19.set.2023 - 7h 11 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, deu apoio a uma ação alusiva ao ‘Setembro Amarelo’ que foi realizada na última sexta-feira, 15 de setembro, na Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy, no interior do município.

 

O evento, que aconteceu no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, veio de encontro a uma grande preocupação das lideranças, que são os números de suicídios nas aldeias da região. “Nos últimos cinco anos tivemos 05 pessoas que tiraram a vida e 09 tentativas somente na Aldeia Avá-Garani Tekoha Ocoy, comunidade com pouco mais de 800 habitantes”, conta preocupada a enfermeira da Unidade de Saúde da aldeia, Lilian Maria Rodrigues.

 

Diante disso, as lideranças das Comunidades Indígenas de São Miguel, Diamante do Oeste e Santa Helena, com apoio do governo do município, programaram esse dia e desenvolveram diversas atividades que, entre outros, compreendeu a realização de oficinas com os seguintes temas: Ansiedade, preocupação e medo; Raiva e suas expressões; Tristeza; Apatia e indiferença; Felicidade e alegria; Tipos de violências; e Identificação Cultural.

 

Para o presidente do órgão de controle social das ações do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Paraná (CONDISI)/Santa Helena, Cornélio Alves, a questão da saúde mental dos indígenas requer uma atenção urgente. “Essa questão vem afetando há vários anos nossa população, principalmente na região Oeste do Paraná. Está sendo difícil enfrentar isso e precisamos de ajuda”, destacou.

 

A pedagoga do colégio, professora Rafaela Aparecida Lago Mondardo, contou que esse evento foi aguardado com muita expectativa para mostrar que a sociedade e as lideranças estão preocupadas com essa realidade e dispostas a ajudar. “Como a sociedade em geral, aqui essa questão também é um tabu”, observou.

 

O coordenador do DSEI Litoral Sul (Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul), Ivan Bribis Rodrigues (Ivan Kaingang), conta que é difícil observar qual a causa desse problema que afeta não somente a comunidade indígena, mas a todos de uma forma geral. “Essa iniciativa aqui em São Miguel do Iguaçu com o envolvimento de vários parceiros é um passo para buscar soluções disso”, enfatizou.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, setembro é o mês específico de conscientização sobre o suicídio, no entanto, esse assunto precisa ser tratado e cuidado todo dia. “Nossa equipe está atenta a esses assuntos e trabalhando pontualmente onde a necessidade de ação é mais urgente, como no caso, a Aldeia Indígena”, destacou.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Lúcia Helena
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Exposição