Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Túnel da Dengue’ conscientiza e mobiliza comunidade para prevenção à doença
  Data/Hora: 20.set.2023 - 7h 38 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 19, a cerimônia de abertura do ‘Túnel da Dengue’, projeto desenvolvido com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade da importância de prevenção contra a doença.

 

A ação, que compreende uma estrutura montada no pátio em anexo ao Paço Municipal, vai receber até o dia 27 de setembro estudantes e a comunidade em geral para a visitação ao túnel, que está dividido em cinco etapas: explicações sobre a chegada do mosquito Aedes Aegypti ao Brasil, ciclo da doença e a manifestação clínica dos sinais e sintomas, quintais irregulares, trabalho de prevenção e demonstração de como é um quintal ideal livre de criadouros.

 

Nesse período também acontecerão oficinas de pintura, desenho, confecção de armadilhas para o mosquito e orientações individuais e coletivas sobre a temática.

 

É uma ideia construída em conjunto com os membros do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue e parceiros como o Sicredi e Associação da Casa da Amizade. “Um projeto fundamental e necessário porque estamos em uma região que favorece todos os anos a ocorrência de epidemia da doença”, disse a presidente do comitê, Bárbara Bruna Simeoni.

 

Na abertura do evento, além das lideranças e autoridades, teve a presença dos integrantes da Academia da Saúde. “Tudo muito lindo e maravilhoso e nos ensina a cuidar para que essa doença diminua o máximo possível”, contou Marli Guisleri, integrante da academia.

 

O diretor da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira, destacou que esse projeto vem de encontro ao trabalho da Secretaria de Estado que é a conscientização e a busca de soluções para essa doença. “Um projeto espetacular e que sirva de modelo para outros municípios”, destacou.

 

Segundo o diretor-clínico do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, Dr. Pedro Matias de Araújo, um projeto que não tem outro igual no Brasil. “Se buscarmos no Google ‘Túnel da Dengue’ vai aparecer somente o de São Miguel do Iguaçu e, por isso, que sirva de iniciativa para outras comunidades desenvolverem também”, enfatizou.

 

Ele lembrou ainda que durante a epidemia da doença é triste ver o hospital lotado e tantos pacientes sofrendo. “Precisamos prevenir a dengue de todas as formas e maneiras”, completou Dr. Pedro.

 

O diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante, falou que tudo está sendo perfeito e muito bem organizado. “Um projeto impactante e que vai fazer a diferença em São Miguel do Iguaçu”.

 

Para o vice-prefeito Claudio Rodrigues, é uma união de esforços para combater essa terrível doença. “É fundamental a participação de todos porque o município sozinho não consegue resolver esse problema que traz tanto sofrimento para nossas famílias”, citou.

 

O prefeito Boaventura Motta ficou feliz em ver tamanha mobilização para combater a doença. “Nós que amamos esse município precisamos nos unir e juntos combater essa terrível doença”, ressaltou.

 

Ainda durante o lançamento oficial do ‘Túnel da dengue’, aconteceu a apresentação de um teatro encenada pelos alunos do departamento de Cultura, com a peça intitulada ‘Assembleia dos Mosquitos’. Essa peça será apresentada nas escolas do município.

 

O ano epidemiológico da dengue terminou no último dia 31 de julho e o município de São Miguel do Iguaçu apresentou números alarmantes, com o registro de 4.238 notificações e 1.669 casos positivos, o maior da história. Foram confirmados ainda 41 casos de chikungunya, doença transmitida pelo mesmo vetor, o Aedes Aegypti.

 

O boletim do ano epidemiológico 2023/2024 divulgado nessa terça-feira, 19, pela Secretaria de Saúde aponta 159 notificação de dengue, 18 confirmados e 78 em investigação. O da Chikungunya são 02 casos confirmados.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018