Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na manhã desta sexta-feira, 25, a abertura da ‘Casa da Dengue’, iniciativa pioneira na região no trabalho de prevenção e conscientização à doença.
É o segundo ano seguido que é aberto esse espaço, um importante instrumento na formação de cidadãos mais conscientes e engajados na luta contra a dengue. O local fica ao lado da Vigilância em Saúde, na Rua Getúlio Vargas, Centro, onde funcionava o Serviço de Atendimento Móvel em Saúde (SAMU).
Ali há informações sobre o mosquito Aedes Aegypti (história, como chegou no Brasil…), locais que favorecem a proliferação (lixos, criadouros, pneus…), o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti, as doenças transmitidas pelo mosquito e seus sintomas e como acabar com os criadouros (armadilhas, limpeza, trabalho dos agentes de endemias), proporcionando um local adequado, livre do mosquito.
A coordenadora ambiental do programa ‘Dengue na minha casa não tem vez’, Dejane Dondossola, relatou que o local vai receber visitação de estudantes e da comunidade em geral. “Os agentes de endemias vão acompanhar os visitantes explicando passo a passo sobre o mosquito Aedes Aegypti”,explicou.
Na abertura da casa estiveram presentes os integrantes da Academia da Saúde. “É um espaço muito bom para tomar consciência sobre a prevenção da doença. Em casa quase todos pegaram a doença e é muito triste”, disse a Sra. Elveni Kuhn.
O agente de endemias, Fernando Bonometo, observou que a casa vai fomentar principalmente as crianças que são os multiplicadores na prevenção à dengue. “Aqui vamos mostrar o trabalho realizado pelos agentes, como o vírus se dissemina e formas de controle da doença”, completou.
O trabalho de prevenção à dengue em São Miguel do Iguaçu tem muitos parceiros, entre eles, a Associação Casa da Amizade. “É com imensa satisfação que celebramos a abertura de mais um ano dessa casa. Ela nasceu da convicção de que a informação é a nossa principal arma contra a dengue”, disse a representante da Associação, Roseli Espindula.
Ainda na abertura da casa, houve a presença de representantes da 9ª Regional de Saúde que elogiaram essa iniciativa, pioneira na região. “O trabalho da equipe de vigilância de São Miguel do Iguaçu é muito bom, uma das melhores da região. É satisfatório saber que tem pessoas comprometidas na prevenção dessa doença que tanto sofrimento leva às famílias”, contou a chefe em vigilância da 9ª Regional, Jaqueline Molossi.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, vereadora Juliane Dandolini, ações como essa fazem a diferença no combate à dengue. “Ainda mais envolvendo as crianças, que fazem a diferença”, completou.
Para a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, a ‘Casa da Dengue’ vai mostrar a importância de cada um fazer sua parte na prevenção à doença. “Cada morador precisa fazer sua parte, cuidar do seu lote, quintal e eliminar por completo o lixo”, emendou.
A ‘Casa da Dengue’ vai estar aberta até o dia 05 de maio com visitação das 08h30 às 11h00 e 13h00 às 16h30.