"Eu acredito, como a irmã Helena acaba de mencionar – quando a obra é de Deus, ela não morre."
Em reunião realizada ontem (15), na sala de Catequese da Igreja Matriz, que contou com a presença do Padre Pedro representando a Igreja Matriz e os membros do Comitê Gestor, nomeados pelo prefeito Motta, autoridades e lideranças locais, deu-se um importante passo para a construção deste Mega Projeto em homenagem ao Arcanjo Miguel, padroeiro do município.
Uma reunião que se pode dizer histórica, tendo em vista que se definiu o local, onde essa obra será construída. Ao lado da BR-277, no lado direito vindo de Foz, em frente a Klinger. Vários outros locais foram apresentados como prováveis pelo Comitê Gestor – mas, esse prevaleceu por ser ao lado da BR-277, como insistentemente o deputado federal Sandro Alex, considerado pelo prefeito Motta como o pai deste projeto, tem solicitado.
“O Sandro Alex é devoto fervoroso do Arcanjo Miguel e sempre que me encontra, tem me cobrado: Defina o local prefeito e me entregue o projeto, que eu me comprometo de viabilizar os recursos necessários para a sua edificação”, lembrou Boaventura, acrescentando – “Estamos falando de um deputado federal e Secretário do Governo do Estado. Sandro Alex, ao lado do deputado estadual Hussein Bakri, tem nos ajudado e demonstrado um grande amor por São Miguel do Iguaçu, ajudando o nosso governo com a liberação de recursos”.
Logo após a escolha do local, aprovado por aclamação, os comentários era de que, o Arcanjo já estava atuando com a sua energia cósmica, tendo em vista que foi escolhido um local onde antes as pessoas usavam o próprio corpo para oferecer serviços que jamais deveria serem oferecidos, e sim, conquistados com respeito, amor e ternura. Nesta escolha, houve uma transmutação.
Lembrando que esse termo transmutação, no contexto de diversas práticas espirituais e filosóficas, refere-se “à transformação da energia sexual que quando direcionada corretamente, transforma-se em uma energia mais elevada, que pode ser utilizada para fins de desenvolvimento pessoal, criatividade ou espiritualidade”.
Na sequência, o Secretário de Planejamento Luciano Neris, membro do Comitê Gestor, abriu espaço para que os presentes colocassem o seu ponto de vista. Visivelmente feliz, o Padre Pedro, representante da Igreja Matriz, lembrou que um dia antes tinha comentado com o Bispo sobre a realização desta reunião, cujo objetivo era a construção desse Monumento, visando promover o turismo religioso e o desenvolvimento da cidade. “Ele ficou muito contente, abençoando a nossa intenção de incentivar o turismo religioso através desta obra. Eu acredito, como a irmã Helena acaba de mencionar – quando a obra é de Deus, ela não morre. Esse é um projeto que já deu certo. Essa é a vontade de Deus - mas, não podemos esquecer que ela só será construída com o nosso esforço, com o apoio e o envolvimento de todos”, sendo calorosamente aplaudido.
Lembrou ainda que neste trajeto, já passam todos os anos os romeiros que vão até a imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia. “Com certeza, quem passar por aqui, vai querer visitar esse monumento em honra ao Arcanjo Miguel”.
O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, parabenizou o esforço do Comitê Gestor, lembrando que não somos nada sem a presença de Deus, sem essa força Divina em nossas vidas. “Sempre faço questão de lembrar que só fomos eleitos para dirigir os destinos desta cidade, pela força de Deus. E sempre afirmamos – vamos transformar São Miguel. E isso está sendo feito em todos os setores da nossa comunidade. Essa obra já é uma realidade com a força e o apoio de todos”, sintetizou.
Juliane Dandolini, presidente do Legislativo Municipal, parabenizou a iniciativa, colocando-se a disposição para agilizar os tramites que forem necessários naquela Casa de Leis. “Acredito que esse é o espírito de todos os demais vereadores. E assim que o Executivo nos enviar algo a esse respeito, vamos examinar com carinho e responsabilidade”, afirmou.
O artista plástico e escultor, Giovani Vissoto, lembrou que a construção deste monumento é um sonho que alimenta a mais de 20 anos. “Tenho diversas obras religiosas edificadas, entre elas a Nossa Senhora Aparecida – no Estado e até no exterior. Essa semana mesmo, recebi uma homenagem no Paraguay por diversas fontes feitas lá. Mas, a construção de uma obra como essa que se pretendi construir aqui, seria a realização de um sonho”, sintetizou.
Na abertura da reunião, Luciano Neris fez uma breve apresentação do Estudo Técnico Preliminar, elaborado preliminarmente que demonstra que a devoção a São Miguel Arcanjo tem sido uma tradição em diversas partes do mundo;
Mostrando que São Miguel do Iguaçu, é o único município do Paraná que leva o nome do Arcanjo Miguel, estando situada numa região estratégica para o turismo. A cidade está localizada a apenas 60 Km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, uma das portas de entrada para os visitantes nacionais e internacionais.
A região abriga algumas das maiores atrações turísticas do mundo, incluindo as Cataratas do Iguaçu, uma das setes Maravilhas da Natureza, e o grande complexo turístico de uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional.
Entre outros fatores destacado neste ETP, é que além do turismo ecológico e industrial, a região possui um forte apoio ao turismo religioso. No vizinho município de Itaipulândia, encontra-se a imponente imagem de Nossa Senhora Aparecida, que atrai fiéis e peregrinos de diversas regiões do Brasil. A construção do monumento a São Miguel Arcanjo em São Miguel do Iguaçu reforça esse circuito de turismo, oferecendo mais um ponto de peregrinação e devoção na região trinacional.
Todos foram unânimes em afirmar que iniciativas com esse potencial econômico e social, traz diversos outros benefícios que apresentam impactos positivos para a comunidade local, gerando oportunidades de emprego e promovendo a inclusão social.

Entre os presentes nesta reunião, os membros do Comitê Gestor, presidente: Boaventura João Motta; vice-presidente, Cláudio Aparecido Rodrigues; Padre Pedro, representando a Igreja Matriz; Os membros da Assessoria Técnica - Luciano Aparecido Neris, secretário municipal de Planejamento; Valcir Teixeira, secretário municipal de Desenvolvimento econômico; Giovani Vissotto, Artista Plástico Escultor; Andrigo Silva, representante da secretaria de Administração; Claudinei de Almeida, secretaria do Meio Ambiente.