Da Assessoria - Cerca de 18 profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), E-Multi, Atenção Básica e Médio Risco de São Miguel do Iguaçu participaram na segunda-feira, 07, do I Seminário de Atenção Psicossocial da 9ª Regional de Saúde, realizado na cidade de Foz do Iguaçu.
O evento teve por objetivo fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na região, promover a integração entre os pontos de atenção e a atenção básica, e qualificar o cuidado em saúde mental oferecido à população, com foco em crianças e adolescentes.
Um dos palestrantes foi o psicólogo Altieres Edemar Frei, que abordou a importância de discutir a reforma psiquiátrica sob uma nova perspectiva, centrada no cuidado e no acolhimento ao paciente.
Na sequência, os municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Matelândia apresentaram experiências exitosas realizadas nos CAPS de suas respectivas localidades.
São Miguel do Iguaçu apresentou duas experiências. A psicóloga Karla Vendrusculo, do CAPS, falou da experiência do Grupo Nova Semente e a assistente social, Carmem Trisch Monte, do Grupo de Atividades Recreativas.
Para a assistente social, Carmen Trisch Monte, o seminário foi um momento significativo para todos os profissionais da saúde mental, que puderam compartilhar experiências, trocar ideias e fortalecer vínculos com colegas de outros municípios. “A realização do evento também representou a concretização de um antigo sonho da rede de saúde mental, possível graças à articulação entre o município de São Miguel do Iguaçu e a 9ª Regional de Saúde”, exaltou.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, afirmou que os profissionais do município são motivados a participar continuamente de encontros para formação e troca de experiências. “Parabéns à equipe da Saúde Mental que está realizando um belo trabalho em São Miguel do Iguaçu”, destacou.