Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), encerraram na noite de terça-feira, 12 de agosto, as atividades da Unidade Móvel de Pães e Confeitos.
A unidade esteve instalada no município desde o dia 10 de julho e, durante quatro semanas, capacitou 180 alunos, oferecendo condições modernas e equipamentos de primeira para o aprendizado prático e teórico.
O chef Rogério Salvino destacou que mais dois professores participaram dos cursos, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora tanto para os instrutores quanto para os alunos. “Estamos sempre aprendendo técnicas novas e receitas inovadoras, porém, mantendo a proposta de simplicidade para que possam ser facilmente reproduzidas em casa. Essa é a ideia: ensinar algo acessível e prático”, afirmou.
Ainda segundo o chef, as formações também têm caráter empreendedor. “Com certeza é um impulso para quem quer empreender, são receitas com ingredientes de fácil acesso e preparo, que podem ser feitas tanto para consumo em casa quanto para gerar renda”, exaltou Salvino.
Para a aluna Josemar Kuster, a experiência foi fantástica. “Uma experiência que eu nunca imaginei viver, superou minhas expectativas. Fiz mais de um curso, fiz o curso de cucas e o de alimentos sem glúten, sem lactose e sem ovos. Aprendemos a aproveitar melhor os alimentos, evitar desperdícios e reaproveitar tudo, sem deixar nada ir para o lixo e já estou aguardando a volta da carreta no próximo ano”, relatou.
A aluna Ana Laurha Romanha, também enalteceu a ação realizada no município. “A experiência foi muito boa e muito produtiva. Eu já tenho uma empresa de alimentação saudável, então o curso de alimentos sem glúten, sem lactose e sem ovo veio para agregar tanto para minha família quanto para o meu negócio”, testemunhou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira, a Unidade Móvel do Senac superou as expetativas. "Foram ofertados 8 cursos gratuitos à população, com foco na qualificação profissional e no incentivo ao empreendedorismo no ramo de alimentação. A iniciativa foi promovida pelo Governo Municipal e contou com ampla participação da comunidade. Essa ação só foi possível graças às pesquisas realizadas para identificar as demandas locais e, assim, oferecer cursos alinhados às necessidades da população”, exaltou.

O prefeito Boaventura Motta também celebrou os resultados alcançados. ” Queremos criar chances para que todo mundo possa crescer, trabalhar e realizar seus sonhos. A vinda da carreta foi uma força a mais para futuro de muita gente. São Miguel do Iguaçu está investindo nas pessoas, porque a acreditamos que o desenvolvimento começa pelo potencial de cada um”, destacou.