banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
China deixa claro para os EUA: “a América Latina e o Caribe não são o quintal de ninguém”
  Data/Hora: 26.ago.2025 - 2h 12 - Categoria: Mundo  
 
 
clique para ampliar

Por Leonardo Lucena – Opera Mundi - A China alertou os Estados Unidos, nesta segunda-feira (25), que cesse suas “tentativas de interromper a cooperação” entre Pequim e a América Latina. A resposta chinesa veio após o chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante Alvin Holsey, declarar na última quarta-feira (20/08) que Pequim busca “exportar seu modelo autoritário” para a América Latina por meio dos acordos de cooperação com os países da região.

 

Continue lendo no Brasil 247

Por meio de uma declaração do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, citada pela agência de notícias Xinhua, Pequim exortou o governo norte-americano a parar de “semear discórdia” na região.

 

“Os Estados Unidos deveriam cessar suas tentativas de semear a discórdia e criar problemas do nada e, em vez disso, se concentrar em contribuir mais para o desenvolvimento dos países latino-americanos e caribenhos”, disse Guo.

 

Na análise do porta-voz, “tais alegações dos EUA não representam nada além de uma narrativa desgastada e divorciada da realidade, que mais uma vez expõe a mentalidade arraigada da Guerra Fria e de confronto”.

 

O representante também denunciou que “ao longo dos anos, os Estados Unidos não pouparam esforços para interferir e controlar a América Latina e o Caribe” e que “suas ações hegemônicas e intimidatórias são evidentes”.

 

“A América Latina e o Caribe não são o quintal de ninguém”, enfatizou a autoridade chinesa, acrescentando que a cooperação China-América Latina não tem como alvo outros países e também não deve ser interrompida por eles. “Os países da região têm o direito de escolher independentemente seus caminhos de desenvolvimento e parceiros”, enfatizou.

 

Guo ainda ressaltou que a cooperação China-América Latina “está alinhada às respectivas necessidades e atende aos interesses comuns de ambos os lados, além de promover vigorosamente o desenvolvimento econômico e social local, ganhando genuína aceitação de países e povos da região”.

 

“A China sempre aderiu aos princípios de respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo, abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha na condução da cooperação prática com os países da América Latina e do Caribe em vários campos”, concluiu o porta-voz.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite