banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Doenças cardiovasculares seguem como principais causas de morte no Brasil
  Data/Hora: 4.set.2025 - 16h 52 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

 

Por Rodrigo Duarte - Lide Multimídia - Durante o Setembro Vermelho, a Quanta reforça a importância de hábitos saudáveis e avaliações médicas regulares

 

Neste mês tem início a campanha Setembro Vermelho 2025, uma mobilização nacional para chamar a atenção da população sobre a importância de cuidar do coração e prevenir as doenças cardiovasculares, que continuam entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Segundo o relatório Estatística Cardiovascular - Brasil, cerca de 30% dos óbitos no país decorrem de problemas cardíacos, que estão inseridos no grupo das doenças crônicas não transmissíveis responsáveis por aproximadamente 70% das mortes.

 

“A maior mortalidade hoje no mundo é por doenças cardiovasculares. Isso impacta especialmente os países de baixa e média renda, e vem afetando não só o tempo de vida, mas a qualidade de vida”, afirma o Dr. Miguel Morita, médico cardiologista da Quanta Diagnóstico por Imagem. “Ter um mês em que se chama a atenção para esse problema é fundamental para lembrar sobre a prevenção, já que são doenças crônicas. No dia a dia, muitas vezes as pessoas vão se envolvendo em diversas atividades e se esquecem de adotar uma vida saudável para prevenir as doenças cardiovasculares”, completa.

 

Fatores de risco e principais doenças

De acordo com o especialista, é essencial controlar os fatores de risco, como pressão alta, colesterol elevado, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo. Bons hábitos alimentares, com dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e sem excesso de gorduras e carboidratos, também são fundamentais.

 

Entre as doenças que mais preocupam estão o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca. Nesta última, o coração perde força e não consegue bombear o sangue adequadamente, causando cansaço e falta de ar. “O infarto é causado principalmente pela doença aterosclerótica, em que placas de gordura entopem as artérias coronárias e levam a uma falta de suprimento do sangue no coração”, explica Dr. Morita. Outro alerta é para a fibrilação atrial, arritmia que vem crescendo com o envelhecimento populacional. “Ela aumenta o risco de fenômenos embólicos, ou seja, coágulos que se formam no coração e podem se desprender causando um acidente vascular cerebral, ou derrame”, ressalta o médico.

 

A importância do check-up

A realização de exames periódicos auxilia na detecção precoce de doenças muitas vezes silenciosas. “Ao fazer consultas de rotina e realizar exames preventivos, as pessoas têm maior probabilidade de encontrar problemas de saúde em fases mais iniciais, dando início a um tratamento precocemente, de forma menos agressiva, e muitas vezes com chance de cura maior”, orienta Dr. Morita.

 

No caso da cardiologia, os exames incluem eletrocardiograma, teste ergométrico, ecodopplercardiograma, ressonância cardíaca e cintilografia, entre outros. Um dos métodos mais eficazes para avaliação preventiva é a tomografia computadorizada para cálculo do escore de cálcio, que identifica precocemente a presença de placas de gordura nas artérias, mesmo em pacientes sem sintomas. “Eu vejo que o escore de cálcio é o mais útil na avaliação do risco em indivíduos assintomáticos, pois pode identificar uma doença aterosclerótica subclínica (oculta), a principal causa de ataque cardíaco”, acrescenta o médico. Além de contribuir para diagnósticos precoces, o check-up proporciona tranquilidade às pessoas que buscam esclarecer dúvidas sobre a própria saúde cardiovascular.

 

Sobre a Quanta Diagnóstico por Imagem

Fundada em 2003, a Quanta chega aos 20 anos reconhecida como a primeira clínica de diagnósticos por imagem em Curitiba a conquistar o selo ONA, da Organização Nacional de Acreditação, um dos mais importantes certificados de qualidade médica do país.

 

Nesta trajetória, mantém o compromisso de oferecer tecnologia de ponta e médicos altamente especializados – garantindo laudos de extrema precisão e confiabilidade. A clínica, respeitada como referência em diagnóstico por imagem e também na comunidade científica no Brasil e no exterior, disponibiliza todos os serviços de exame de imagem aos seus pacientes, desde os mais complexos aos habituais, nas áreas de ressonância magnética, ultrassonografia, radiologia e medicina nuclear. Sua sede está localizada na Rua Almirante Tamandaré, 1000, no Alto da XV, em Curitiba (PR). Realiza agendamentos pelo telefone e WhatsApp através do mesmo número: +55 41 3362-9778.

 

A Quanta recebeu recentemente o Certificado de Qualidade em Ressonância Magnética, concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Esse selo é uma das principais referências nacionais em qualidade e segurança na realização de exames de Ressonância Magnética, reconhecendo a Quanta como uma importante referência na área.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Einstein