Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu uma oficina de Saúde Mental direcionada aos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A atividade integra a Estratégia de Educação Permanente PlanificaSUS, cujo propósito é fortalecer o acesso da população aos diferentes níveis de atenção, qualificando de forma contínua os processos de trabalho nos serviços da Atenção Primária à Saúde, nos CAPS e nos ambulatórios especializados.
A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado do Paraná para consolidar uma rede de saúde mental mais integrada, resolutiva e próxima da realidade dos territórios. Nesta etapa, o objetivo principal foi discutir a linha de cuidado em Saúde Mental na Planificação da Atenção à Saúde, a partir do território e da gestão de base populacional.
“O objetivo maior é trabalharmos os processos de trabalho das equipes, para que elas possam identificar e tratar as pessoas que estão em sofrimento psíquico no território. A ideia é levar sempre uma melhor qualidade de atendimento à população, baseada em evidências científicas, sim, mas também no acolhimento, nas vivências das pessoas e em soluções mais amplas. É preciso trabalhar a questão dos estigmas, dos preconceitos, pensar em melhorar a abordagem clínica dos pacientes nesses ambientes e fortalecer a rede de atendimento”, explicou a assistente social da 9ª Regional de Saúde, Patrícia de Oliveira dos Santos.
A secretária municipal de Saúde, Adriana da Silva Motta, destacou a relevância da ação. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas. Com o PlanificaSUS, conseguimos preparar nossas equipes para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, integrado e próximo da realidade da população, garantindo que ninguém fique sem acesso ao cuidado em saúde mental”, ressaltou.