Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
O mar do Brasil não é só no mar. Um Ode à Suprema Corte!
  Data/Hora: 17.set.2025 - 12h 6 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

O escritor e poeta Rubens Alves ao enaltecer as qualidades de Minas Gerais, sua querida terra natal, onde passou grande parte da sua infância, em seu belíssimo artigo - “Porque não me mudo para a Bahia”, nos diz que: “O mar de Minas não é no mar. (...).

 

Parafraseando o Rubens, você que é brasileiro e ama este pedaço de chão cercado por belezas naturais por todos os lados, depois de ver o Julgamento na Suprema Corte sobre o 08 de janeiro, pode dizer:

 

“O mar do Brasil não é só no mar.

O mar do Brasil também é no céu,

para podermos olhar pra cima e navegar

sem nunca ter um porto onde chegar”.

 

 

O mar do Brasil se conecta com a Corte.

O mar do Brasil desliza pela Constituição,

Levando vida e ordem no seu dia a dia,

Garantindo as Leis e a sua aplicação.

 

 

O Mar do Brasil tem alma e Justiça.

O Mar do Brasil nos dá proteção,

Sua água é a essência da democracia,

É vida para todos os cidadãos.

 

 

Vendo as mudanças climáticas que estão ocorrendo nas mais diversas partes do mundo, e o papel fundamental da COP30 que busca impulsionar ações globais para conter o aquecimento global, poderíamos dizer:

 

O mundo precisa de ar puro

para que a vida possa continuar.

O Brasil é o oxigênio do Planeta

e o verde precisamos preservar.

 

 

        Gostou! Espero que sim. O lugar onde moramos, onde nos encontramos com nossos amigos, onde vemos os nossos filhos crescerem, irem à escola, jogarem bola, empinar pipas e jogar conversa fora, é o centro do Universo, o melhor lugar do mundo.

 

Sonhar com riqueza é ótimo. E o simples fato de termos este sonho, esta esperança, isto já nos faz rico por dentro. O problema se agrava, quando este sonho é simplesmente monetário e não existe uma preocupação maior com as coisas que estão ao nosso redor.

 

Nada contra ao sonho de consumo. Mas, sair daqui e se aventurar por aí, pensando única e exclusivamente em derrubar, destruir as reservas naturais para mecanicamente plantar e espantar as pessoas e os seus agentes naturais, simplesmente para ter uma recheada conta bancária, é burrice.

 

Confesso que também sonho em ter um pequeno espaço para plantar, criar, andar a cavalo, enfim, usufruir todas as belezas que uma propriedade particular pode nos proporcionar. Ser dono de um pequeno pedaço de chão com todos os seus direitos constitucionais que uma escritura nos dá, é nobre e bom – é como se sentir presidente de uma próspera e produtiva Nação.

 

O próprio crescimento é inerente ao ser humano. O que não se pode permitir, em pleno século XXI, com todos os avanços tecnológicos nos mostrando diariamente via satélite os estragos que estão sendo feitos em nome desta ganância desenfreada de uns poucos, é vermos não só o presente, mas todo o futuro desta geração sendo comprometido.

 

Chega! É inaceitável aceitarmos de braços cruzados o que está acontecendo. Temos que dar um basta.  Vamos, ou melhor, já estamos pagando muito caro por isto. A morte de Chico Mendes, a morte da irmã Doroty, as enchentes no Sul que afetou por meses a nossa região e despertou a solidariedade e compreensão de toda a nação; a depredação desenfreada do serrado e da Bacia Amazônica, está influindo na qualidade de vida de todos nós.

 

Olhem para o Planeta como um todo e veja o que está acontecendo. O clima está mudando, as geleiras estão derretendo – e o calor insuportável esquentando os nossos cérebros e nos transformando em animais selvagens. Os números de assaltos e crimes de todas as ordens são assustadores.

 

Como admitir que o PCC consiga movimentar mais de 50 bilhões para lavar dinheiro do tráfico e do crime organizado, usando empresas e instituições financeiras nas barbas do centro de poder?  Como admitir que um delegado exemplar e combatente do crime organizado possa ficar sem retaguarda para que fosse fuzilado em plena luz do dia? A onde vamos com tudo isto?

 

Precisamos mudar o foco. Vamos dar valor a quem realmente tem valor. Não podemos permitir esta inversão que hoje existe. Como aceitar passivamente esses congressistas da extrema direita e o que eles estão fazendo dentro do Congresso Nacional? Como desafiar a Suprema Corte, pedindo a anistia a quem já foi condenado por inúmeros crimes, todos documentados e provados?

 

Educação gente! Educação é a palavra chave. Quem ensina os nossos filhos a ler e a escrever, ou seja - a pensar, se educar e ser alguém na vida, são os nossos professores. Eles precisam e merecem ser melhores remunerados para investirem na própria saúde física e mental para que possam ter força e poder de reação para contrapor a tudo que aí está. A verdadeira mudança começa por aí. Precisamos de ensino de qualidade. Temos que privilegiar o Conhecimento!

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego
Banner violência se limite