Da Assessoria - O Grupo Municipal de Teatro de São Miguel do Iguaçu, vinculado à Secretaria de Cultura e Esporte, iniciou na tarde de terça-feira, 21, na Escola Municipal Geraldo Caldani, a rodada de apresentações da peça “Dengue, na minha casa não tem vez”, projeto desenvolvido pelo Governo Municipal em parceria com a Associação Casa da Amizade (ACA).
A ação prevê a apresentação da peça em todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município, alcançando cerca de 6 mil estudantes.
“Muitas pessoas já ouviram falar do projeto, mas queremos atingir mais gente, e os estudantes são multiplicadores dessa ação”, destacou Darlene Kuhn, representante da ACA.
De forma lúdica e envolvente, o teatro chama a atenção dos alunos para o tema da prevenção.
“Através do teatro, as pessoas têm consciência da seriedade que é a dengue, uma doença que pode levar à morte”, ressaltou o responsável pelo grupo teatral, Álvaro Sampaio.
Durante os cerca de 25 minutos de apresentação, os estudantes acompanharam atentamente cada cena e mensagem transmitida. “O teatro ensina a não deixar água parada e a não acumular lixo, para o mosquito não vir”, comentou um dos alunos.
Os artistas também se emocionam com a reação do público, especialmente nos momentos mais impactantes da peça, como a cena da perda de um personagem para a doença. “Conscientizamos as famílias sobre como a dengue é grave e pode levar embora alguém querido”, relatou a atriz Gabriela Schemmer da Costa.

A professora Suelem Caren de Lima enfatizou a importância de levar esse assunto de forma lúdica para as crianças. “Sempre trabalhamos esse assunto em sala de aula e o teatro veio reforçar esse trabalho que fazemos diariamente”, afirmou.
O projeto “Casa da Dengue” foi premiado recentemente em evento realizado em Foz do Iguaçu, durante o 1º Seminário de Experiências Exitosas de Integração entre Ações das Equipes de Vigilância e Atenção Primária da 9ª Regional de Saúde, promovido dentro da Etapa 10 da Planificação.
O projeto foi eleito como uma das experiências que mais se destacaram no âmbito da 9ª Regional, e São Miguel do Iguaçu recebeu o reconhecimento como uma das melhores práticas exitosas da região.