Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu apresentou, na manhã desta sexta-feira, 16, o projeto da Casa da Mulher Paranaense, que será construída por meio de convênio entre o Município e o Governo do Estado do Paraná. O investimento estimado para a execução da obra é de R$ 2.473.809,06.
A apresentação do projeto foi realizada à Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, durante reunião que contou com a participação de membros do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres e demais pastas da gestão municipal, além de membros da Câmara Municipal, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da comunidade.
A Casa da Mulher Paranaense será um espaço voltado ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres, com ações de acolhimento, orientação, capacitação e promoção da autonomia feminina, integrando a rede de proteção e atendimento já existente no município.
O prefeito Boaventura Manoel João Motta destacou que a implantação da Casa da Mulher Paranaense representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas às mulheres em São Miguel do Iguaçu. “Este é um investimento que vai muito além da obra física. É um espaço que vai garantir acolhimento, orientação, fortalecimento da autonomia e ampliação da rede de proteção às mulheres do nosso município, fruto de uma importante parceria com o Governo do Estado”, afirmou.
A licitação para a construção da Casa da Mulher Paranaense está marcada para o próximo dia 03 de março.
Durante a visita ao município, a secretária estadual também conheceu a Sala Lilás, instalada na Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu. O espaço, implantado por meio de parceria entre o município e o Governo do Estado, reforça a rede municipal de proteção às mulheres em situação de violência, oferecendo atendimento humanizado e especializado.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, exaltou a atuação da rede de proteção às mulheres implantada e ativa no município. “São Miguel do Iguaçu decidiu fazer políticas públicas de Estado para as mulheres. A administração municipal criou um departamento exclusivo para cuidar da política da mulher. O município recebeu um carro por ter estrutura de governança, conselho da mulher ativo e fundo municipal dos direitos da mulher, o que possibilita a realização desses investimentos”, afirmou.