Foto: Divulgação/Internet - Ao falar sobre a sexualidade de Jesus Cristo em seu discurso, o presidente Gustavo Petro, incendiou as redes sociais da Colômbia e provocou a ira da Igreja Católica e das comunidades evangélicas daquele país.
No seu pronunciamento, Petro assegurou que possivelmente Jesus Cristo talvez “fez amor” com Maria Madalena. “Um homem assim, sem amor, não poderia existir”, “morreu rodeado de mulheres que o amavam, e eram muitas”, acrescentou – dizendo que se declara católico, embora não pratique.
“Um tema sensível em um país profundamente religioso” – seu pronunciamento foi violentamente criticado, tendo em vista que acordo com a doutrina cristã, Jesus Cristo levou uma vida de celibato, razão pela qual não teve relações sexuais nem vínculos sentimentais.
A Conferência Episcopal da Igreja católica pediu "respeito, à não interferência e a proteção das pessoas em suas crenças. Nenhum funcionário nem outra pessoa está convocado a emitir conceitos de ordem teológica", diz a nota.
Em comunicado a Confederação Evangélica da Colômbia diz que as afirmações do presidente "deturpam a verdade histórica, bíblica e teórica" e também "constituem uma falta de respeito" com Jesus Cristo.
Pessoalmente, acredito que seria interessante que a Igreja Católica, aproveitasse este pronunciamento do presidente Gustavo Petro – para dialogar - inclusive convidá-lo para discutir com os seus membros e com as demais ramificações cristãs sobre esta questão que, no meu ponto de vista, é muito mais profunda do que se imagina.
Precisamos refletir mais e mais sobre os mistérios da vida, sobre o significado do que Ele já nos dizia há mais de 2000 anos: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, por exemplo. Nesta trajetória, muito se desviou do que realmente o Mestre pregou e viveu na prática durante a Sua vida na Terra.
Jesus Cristo foi, de fato, “Homem por Inteiro – Homem de Verdade”. Ele nos provou isso com o Conhecimento Inspirador que está aí para ser acessado por TODOS que tenham vontade de evoluir, transcender e fazer contato com essa Consciência Cósmica Universal, como Ele fez.
É bom que se diga – e isto é um fato incontestável de que a Bíblia é de fato, um dos livros mais lidos do mundo – mas não podemos esquecer que no Concílio de Nicéia, foram introduzidos textos sobre a visão e supervisão de Constantino que não era nenhum Santo - e sim, um Imperador e o o seu objetivo era manter viva os ideais do seu império.
Outro fato interessante é que muito pouco se fala sobre a juventude do Mestre. Mas, todos concordam que Ele nasceu e viveu na Palestina, como um cidadão comum. E o seu nascimento é fruto do matrimônio entre José e Maria, uma união inspirada por essa Consciência Cósmica Divina Universal que A chamamos de Deus. O que se sabe é que, desde criança, o jovem Nazareno, demonstrou ter um nível de consciência muito acima da média, se preocupando com tudo e com todos, inconformado com a desigualdade social com que as pessoas viviam ao seu redor. Ou seja, com os mesmos problemas que estamos convivendo atualmente.
Pouco se diz, por exemplo, que a sua Mãe, vendo a inteligência e a versatilidade que Ele tinha para se comunicar com as pessoas de todos os níveis culturais e sociais, ao completar 14 anos, resolveu matriculá-lo para que pudesse se tornar um “Padre” - um “Pontífice”. E que fique bem claro, ao dizer isto, não estamos contestando ou desqualificando nenhum tipo de religião, e sim, convidando todos a refletirem sobre a importância da Educação, sobre a importância do casamento, sobre a importância do Amor de Mãe, do Amor de Pai para o crescimento físico, mental e espiritual de todos os membros de uma sociedade que se diz civilizada, que se diz cristã.
Ao levá-Lo para fazer a matrícula, como todos os interessados na época, Jesus teve que passar por uma avaliação perante o Conselho Eucarístico Judaico (o mesmo Conselho que O levou à forca anos depois). Cerca de 30 minutos depois de entrar para a entrevista, o Diretor do Conselho chamou a sua mãe e disse: “Dona Maria, infelizmente o seu Filho não tem dom para o sacerdócio e não podemos matriculá-lo. Ele é muito rebelde e a Sua presença aqui poderá contaminar os demais”.
E para a nossa felicidade, sua Mãe, resolve então, assumir a sua Educação. Ou seja, se hoje podemos contar com a Sua Presença, sendo parte dessa Inteligência Cósmica Universal Transcendental, com essa Consciência Divina, nos auxiliando em cada segundo de nossas vidas, foi graças a sua mãe que resolveu assumir por conta própria a Educação do seu Filho, permitindo-O a ter acesso ao que existia de mais evoluído em termos de Conhecimento, até então.
Confesso que estou curioso para falar pessoalmente com o Presidente Petro. Esse seu ponto de vista, ao contrário do que pensa a Igreja Católica, pode ser o ponto de partida para uma discussão muito mais ampla e benéfica para a própria comunidade cristã. (Volto a esse tema).