Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Coordenação do Serviço de Acolhimento Familiar promove encontro com novas famílias acolhedoras
  Data/Hora: 13.fev.2026 - 12h 47 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - A coordenação do Serviço de Acolhimento Familiar de São Miguel do Iguaçu, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã de quinta-feira, 12, um encontro com as novas famílias acolhedoras do município. A iniciativa teve como objetivo capacitar, sensibilizar e preparar os voluntários para oferecer um lar provisório, seguro e afetuoso a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida de proteção.

 

No final do ano passado, o município contava com seis famílias acolhedoras. Já no início de 2026, esse número passou para nove famílias, que atualmente acolhem 16 crianças e adolescentes. “Esse evento foi realizado em conformidade com as normativas técnicas do Acolhimento Familiar para novas famílias inseridas no serviço de acolhimento familiar”, explicou a coordenadora, Maria Aparecida de Souza.

 

A coordenadora destacou ainda que a meta é ampliar o número de famílias cadastradas, garantindo que, sempre que houver a necessidade de afastamento de uma criança ou adolescente da família biológica, exista uma família preparada para acolhê-la. “O acolhimento é transitório mas proporciona mudanças significativas na vida deles. Família acolhedora lida com os vínculos rompidos, mas oferecem uma nova chance de vida”, enfatizou.

 

Entre as famílias participantes está a de Simone Rodrigues da Silva, que relatou a motivação para integrar o serviço. “Decidi fazer parte do grupo porque eu tinha muito dó de ver aquelas crianças abandonadas”, declarou emocionada.

 

Outra família acolhedora é a do senhor José Orlando da Silva, que atualmente acolhe duas crianças. “São dois bebezinhos, um de quatro e outro de cinco. Nós gostamos muito de criança. Até minha esposa já tinha adotado antes. Um rapazinho, hoje ele já é formado, advogado e é o nosso orgulho”, contou.

 

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade que visa oferecer proteção integral a crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa, por medida de proteção. O acolhimento é considerado a última alternativa para garantir os direitos desse público, após esgotadas as demais possibilidades de apoio à família por meio da rede de serviços socioassistenciais.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner dialogando com o Mestre

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados