Banner verão itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
São Miguel do Iguaçu fortalece combate à dengue com adesão à Vigilância Ativa de Precisão na região de fronteira
  Data/Hora: 19.fev.2026 - 6h 27 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Os Agentes de Combate às Endemias de São Miguel do Iguaçu, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, participaram da capacitação do projeto Vigilância Ativa de Precisão (VAP), iniciativa coordenada pela Itaipu Binacional, que visa aprimorar o monitoramento e o controle do mosquito Aedes aegypti na região de fronteira.

 

A capacitação foi realizada entre os dias 10 e 12 de fevereiro e reuniu 70 profissionais de saúde dos municípios participantes. A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho em Saúde (GT Saúde) e tem como foco a redução da infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da utilização de ferramentas tecnológicas e estratégias mais precisas de vigilância.

 

O treinamento contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos agentes de combate às endemias, da Itaipu e do Serviço Nacional de Erradicação do Paludismo (Senepa), do Paraguai, além de palestra do pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dr. Rafael Maciel de Freitas. A gestão técnica do projeto é conduzida pela coordenação do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu.

 

O projeto conta com investimentos da Itaipu Binacional destinados à capacitação dos agentes, aquisição de insumos para armadilhas ovitrampas e contratação de licença de software no modelo Software as a Service (SaaS), que permite monitorar com alto grau de precisão a circulação do mosquito e orientar as ações de campo de forma estratégica.

 

Implantado como projeto piloto em Foz do Iguaçu, em 2023, o VAP passa agora por ampliação, contemplando também os municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Ciudad del Este. A proposta é formar um cinturão integrado de proteção na região da Tríplice Fronteira, fortalecendo a cooperação institucional e a resposta conjunta frente às arboviroses.

 

Na abertura do treinamento, o assessor de Responsabilidade Social da Itaipu, Eduardo Scirea, destacou a importância estratégica da iniciativa. “A Vigilância Ativa de Precisão representa um avanço para a saúde pública da nossa região. Ao integrar tecnologia, capacitação profissional e cooperação binacional, fortalecemos a capacidade de resposta dos municípios frente às arboviroses”, afirmou.

 

O diretor de Vigilância em Saúde, Augusto Mondardo, apontou o projeto como uma estratégia eficaz para a tomada de decisões. “Os recursos são escassos e precisam ser bem alocados. Com dados mais precisos, ampliamos a capacidade de resposta do município frente às arboviroses”, pontuou.

 

De acordo com o gestor do convênio do Grupo de Trabalho em Saúde pela Itaipu, Nilton Bobato, os resultados já são perceptíveis. “Foz do Iguaçu viveu, em 2025, um ano sem epidemia de dengue, e isso se deve a ações como essa, construídas com articulação e parceria. O Grupo de Trabalho em Saúde é um importante fórum para essa integração”, ressaltou.

 

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Moreira Prestes, também reforçou a importância da adesão de São Miguel do Iguaçu ao projeto. “A Vigilância Ativa de Precisão fortalece o trabalho técnico realizado pelos nossos agentes de combate às endemias e nos permite atuar de forma mais estratégica e preventiva. Com dados mais precisos, conseguimos direcionar melhor nossas ações e proteger a população com mais eficiência”, enfatizou.

 

Com a expansão do VAP, São Miguel do Iguaçu passa a contar com dados técnicos mais detalhados para subsidiar as estratégias locais de prevenção e controle, reafirmando o compromisso do Governo Municipal com a saúde pública e a proteção da população.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner dialogando com o Mestre
Banner Lúcia Helena

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados