Banner maio 25

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
CAIXA RECEBE PREMIAÇÃO POR BOAS INICIATIVAS NA JUSTIÇA
  Data/Hora: 8.nov.2012 - 10h 45 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Projeto “Cidadania, direito sem litígio” vence na categoria Advocacia do Prêmio Innovare

 

A Caixa Econômica Federal recebeu, nesta quarta-feira (7), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), o prêmio Innovare, na categoria Advocacia, com o projeto “Cidadania, direito sem litígio”. A premiação, que contempla as iniciativas que reduzem a sobrecarga na justiça brasileira, contou com a presença do presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fisher. Presentes pela CAIXA, o diretor jurídico, Jailton Zanon, e superintendente nacional do Contencioso, Alberto Cavalcante Braga.

 

Segundo Ayres Britto, a premiação Innovare é um espaço de criatividade, de mudança de paradigmas e de cultura. “Os projetos apresentados geram nova mentalidade, para que o judiciário brasileiro seja visto com qualidade e excelência, tocando ações com mais presteza e sem prejuízo da segurança”, afirmou o ministro.

 

O projeto premiado da CAIXA tem como objetivo a conciliação extrajudicial com clientes prejudicados por falhas do próprio banco. Dessa forma, é realizada uma compensação com os clientes, quando constatados erros ou falhas em produtos, serviços e sistemas, passíveis de gerar indenização por danos materiais e morais, sem a necessidade do processo judicial.

 

A inovação é coordenada pela superintendência nacional do Contencioso. De acordo com o superintendente, a medida reduz o litígio com clientes e com a sociedade, porque introduz procedimentos que solucionam questões litigiosas sem a intervenção do Poder Judiciário, e sem os custos inerentes ao processo judicial.

 

Para o diretor jurídico da CAIXA, é uma nova forma do banco se relacionar com o cliente. “A conciliação com o cliente amplia o número de pessoas que têm o seu direito reconhecido. Isso gera satisfação, aproximação e a manutenção do cliente na CAIXA”, afirma Zanon.

 

O Prêmio Innovare, em sua nona edição, teve mais de 400 práticas inscritas, em seis categorias: Juiz, Advocacia, Tribunal, Ministério Público, Defensoria Pública e Prêmio Especial. Ao longo do ano, todas as práticas inscritas foram visitadas por mais de 40 consultores do Instituto Innovare, que avaliaram pessoalmente se as iniciativas já estavam sendo aplicadas, o poder de replicabilidade e se estavam de acordo com os temas deste ano.

 

As práticas vencedoras receberam R$ 50 mil como premiação. A CAIXA realizará a doação do montante para a Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania, que desenvolve ações de educação, geração de trabalho e renda, e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda.

 

Mudança:

Historicamente, a CAIXA esteve entre os maiores litigantes do STJ, chegando a ocupar a primeira colocação em vários momentos. Com o “Projeto Desistência”, iniciado em junho de 2011, que visava à redução do número de ações na justiça, como a celebração de acordos judiciais, súmulas administrativas de autorização de dispensa de recursos pelos advogados, o banco questionou se não poderia realizar a conciliação com o cliente antes de receber um processo judicial. A iniciativa deu origem ao projeto “Cidadania, direito sem litígio” e somou-se a uma série de medidas, já adotadas nos últimos anos, para levar à apreciação do STF apenas as ações mais relevantes, acelerando o tempo previsto de solução judicial das demandas.

 

Prêmio Innovare:

Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo principal incentivar e reconhecer boas iniciativas de magistrados, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público. Em nove anos de existência do prêmio, mais de 3.000 práticas foram inscritas.

 

07/11/2012

Assessoria de Imprensa da CAIXA

(61) 3206-4488 / 9645

www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA | imprensa@caixa.gov.br

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Exposição