O coordenador, Leandro Scalabrin, esteve falando aos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da UNIGUAÇU/FAESI(Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu) sobre o APL(Arranjo Produtivo Local) em TI(Tecnologia de Informação) do Oeste do Paraná e anunciou que há empregos na área com demanda crescente para os próximos anos.
O setor de Tecnologia da Informação do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação envolve empresas, instituições de formação de capital humano, pesquisa e desenvolvimento, associação e sindicatos, com ênfase nas micro e pequenas empresas de software, internet, hardware e serviços associados.
“Apresentamos aos estudantes como funciona esse Arranjo e quais as tendências do mercado de TI na região para 2013”, explica Leandro.
O crescimento de novos postos de trabalho nesse mercado conceitua Scalabrin, está em torno de 40% ao ano. “A expectativa para o ano que vem, numa amostra de 35 empresas da região no ramo de software, é a abertura de 280 novos postos de trabalho. Sem contar que temos hoje 165 empregos em aberto. O que falta são profissionais para ocupar essas vagas”, destaca Leandro.
Segundo estudos a área de TI não está entre as cinco mais procuradas para formação. “Além disso, apenas 18% dos acadêmicos que ingressam na área acabam se formando”, explica Leandro.
A Coordenadora do curso, Arlete Beuren, disse que o objetivo da palestra do professor e coordenador da APL de Software da região, Leandro Scalabrin, foi falar da parceria da UNIGUAÇU com a APL a fim de auxiliar os acadêmicos egressos do curso de Sistemas de Informação a especializar em alguma área específica e ingressar no mercado de trabalho.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 29-11-12
Anexo foto da palestra.
Acesse www.faesi.com.br ou também www.facebook.com/UNIGUACUFAESI