Para quem não sabe Dr. Adalgir, é um dos pioneiros de São Miguel do Iguaçu, aliás, o primeiro advogado a advogar no município, quando isso aqui ainda era apenas uma pequena clareira aberta na mata fechada, a antiga Gaúcha; cidadão honorário de São Miguel e um dos mais notáveis causídico da região – trás na bagagem uma lista infindável de ajuda e apoio aos que menos tem e que mais necessitam.
- O Farol - Mas o que foi fazer na prefeitura, meu caro Dr?
- Dr. Adalgir - Há anos tenho trabalhado para o município representando as pessoas que não podem pagar para que seja feita uma petição junto ao Tribunal. E o intuito da visita era conversar com o prefeito Cláudio e ver com ele como ficará este serviço que até aqui estava sendo prestado.
- O Farol – O senhor ainda tem muitas causas dessas em andamento?
- Dr. Adalgir – Mais ou menos umas 100, para ser mais exato, noventa e quatro que ainda estão tramitando.
- O Farol – E conseguiu falar com o prefeito?
- Dr. Adalgir – Não. Me falaram que ele estava muito ocupado em reunião com o secretariado. Quem me atendeu foi uma jovem advogada que segundo ela, o meu problema poderia ser resolvido com ela mesmo.
- O Farol – E conseguiu resolvê-lo?
- Dr. Adalgir – Não. Faz oito anos que o município me pagava R$ 2.500,00 por mês para prestar serviço gratuitamente para as pessoas junto a Justiça. Ela me ofereceu, R$ 1.500,00... (...)
- O Farol – E o que o senhor disse a ela?
- Dr. Adalgir – Eu disse a ela que por esse valor eu nunca mais subiria as escadas da Prefeitura.
O Farol – Mas o senhor vai voltar a falar com o Prefeito?
- Dr. Adalgir – Só se ele me procurar.
O Farol – E as causas que estão em andamento, vai abandonar?
- Dr. Adalgir – Só se as pessoas não quiserem mais que eu advogue – caso contrário continuarei advogando até a última causa gratuitamente se assim, Deus me permitir.