Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
A elevação da Comarca e as ponderações do Dr. Adalgir com relação aos valores-causas do nosso desequilíbrio social
  Data/Hora: 22.jan.2013 - 15h 51 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

O genial Albert Einstein, já nos ensinava que “nenhum problema pode ser resolvido no mesmo nível de consciência em que foi criado”. Uma dica fantástica para todos aqueles que buscam trilhar a senda maravilhosa da evolução não só mental e espiritual, – como também, material.

 

Lembro o pensamento acima, para ilustrar as ponderações do Dr. Adalgir Carlos Comunello, um dia antes deste cerimonial de elevação da nossa comarca. Aliás, é bom que se diga, Dr. Adalgir tem sido um visitante assíduo não só do nosso site, como também da nossa redação. Como decano, primeiro advogado a atuar na comarca, nesta cerimônia de elevação foi escolhido para falar em nome dos profissionais do direito.

 

E dizia-me ele: “A Justiça tem feito a sua parte. Como entrância intermediária, vai ter mais um juiz e mais um promotor – é um grande passo. Louvável o esforço, pois representa uma grande conquista para a nossa cidade. Mas, os valores-causas do nosso desequilíbrio social – essa cultura da competição em que o objetivo principal é possuir mais e mais permanece”.

 

E continuava: “É lógico, que vamos ter mais celeridade, mais rapidez nas decisões – mas, a raiz dos nossos problemas que terminam desaguando em forma de processos na Justiça está na formação. Os nossos governantes estão preocupados em dar o peixe e esquecendo-se que seria muito mais prático e producente, ensinar a pescar – que geração estamos criando?”, se pergunta, referindo-se a questão do menor e os inúmeros programas de bolsas sociais.   

 

No seu ponto de vista, apesar de hoje as pessoas terem muito mais acessos às informações – falta consciência. “Nas centenas de processo que já atuei promovendo a Justiça gratuita – a impressão que se tem é que perdemos o nosso centro de integração – o consumismo sufocou o humanismo e as lições do mestre: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” – são palavras ao vento”, pondera.

 

“Os valores estão se invertendo – a desagregação familiar preocupa – e a preocupação aumenta ainda mais quando vemos anúncios governamentais de que precisamos construir mais presídios, de que a polícia precisa de mais armamento de grosso calibre para combater a violência - ou seja, estamos combatendo os efeitos e não as causas. Nosso problema chama-se educação – motivo pelo qual a razão se encontra em coma”, raciocina.

 

Esse é o Dr. Adalgir Carlos Comunello, consciente, coerente – atrás da sua aparente fragilidade existe um poço de dignidade e quando solta o verbo retido na memória, acaricia a eternidade e faz história.

Dr. Adalgir Carlos Comunello e o desembargador Lauro Fabrício de Mello, primeiro juiz da comarca de São Miguel do Iguaçu.

 

Desembargador Lauro Fabrício de Mello, o advogado Arlei Costa e sua esposa Edna, professora e Diretora do Cartório

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Exposição