banner itaipulândia expansão

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Maior evento de Comunicação da América Latina será realizado em Foz, com o apoio da UNILA
  Data/Hora: 29.ago.2014 - 15h 53 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

De 2 a 5 de setembro, Foz do Iguaçu sediará o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), maior evento de Comunicação da América Latina, que já conta com 3500 participantes inscritos. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma das instituições organizadoras, por meio da Secretaria de Comunicação Social (SECOM). A comunidade acadêmica participará do evento de diversas maneiras, tanto na programação oficial como no programa pré-evento.

A organização geral do Intercom 2014 é de responsabilidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava. O evento recebe apoio, também, da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) e do PTI.

 

O Intercom terá início, oficialmente, na noite da terça-feira (2), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). No mesmo dia, será realizado o Simpósio América Latina UNILA/Intercom e várias oficinas, com organização da UNILA. Interessados da comunidade acadêmica poderão participar do Simpósio gratuitamente. Já as oficinas serão exclusivas aos congressistas. Mais informações e a programação completa pode ser conferida em www2.unicentro.br/intercom2014/.

 


Cerca de 50 estudantes da UNILA estarão trabalhando como monitores, apoiando a organização do evento nas atividades de credenciamento, logística, acompanhamento dos participantes e apoio a mesas e oficinas, tanto nas instalações no PTI, quanto na UDC. A participação dos estudantes da UNILA ficará responsável por apresentar a diversidade latino-americana ao evento e a realidade desta região de fronteira, de intenso fluxo cultural. O tema principal do congresso este ano é Comunicação, Gerra e Paz. O evento deverá lembrar, ainda, os 150 anos da Guerra do Paraguai e os 100 anos da 1ª Guerra Mundial, discutindo o papel da Comunicação nesses fatos.

 

A UNILA também estará representada na programação acadêmica oficial com apresentação de três trabalhos em grupos de pesquisa e um na categoria júnior (por parte de acadêmicos). Além disso, dois professores ministram palestras individuais.

 

Simpósio América Latina

O Simpósio América Latina UNILA/Intercom acontecerá na tarde do dia 2, nas instalações do PTI. Serão quatro mesas sobre temas ligados à Comunicação, formadas por profissionais da UNILA, da região e de outras instituições. No primeiro horário, de 14h às 16h, serão realizadas duas mesas simultaneamente: "Pobreza, linguagem e mídia na América Latina" (no Auditório César Lattes), com os professores Alberto Daniel Cimadamore e Ana Beatriz Chiquito, da Universidade de Bergen, Noruega, e Gabriel Quiroz Herrera, da Universidade de Antioquia, Colômbia, e grupo de docentes da UNILA, e "Singularidades e pluralismo no jornalismo de fronteira" (no Pavilhão C, sala 3), com representantes de veículos de comunicação de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu.

 

Na sequência, das 16h às 18h, acontecerão as mesas "Comunicação, território e direitos humanos na América Latina" (Auditório César Lattes), com docentes do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD), que implantarão o curso de Jornalismo na UNILA, e "Horizontes interdisciplinares no cinema audiovisual da América Latina" (Pavilhão C, sala 3), com os professores do curso de Cinema e Audiovisual.

 

Oficinas

No mesmo dia, pela manhã e tarde, serão realizadas cinco oficinas, ministradas por docentes, técnico-administrativos e acadêmicos da instituição. As oficinas são direcionadas exclusivamente aos congressistas e apresentam temas relacionados à vivência na fronteira. São elas: "As fronteiras da mídia e a mídia na fronteiras", "Projeto audiovisual transnacional", "Prática de periodismo cultural na fronteira", "Língua e cultura guarani" e "Radiodocumentário digital". Caso o número de vagas não seja preenchido, será permitida a participação de novos interessados, até o limite das vagas ofertadas, devendo aguardar o início das atividades.

 

Gestores de comunicação

 

Além de programação acadêmica, a SECOM da UNILA propôs à Comissão Central a instalação de uma reunião de gestores de Comunicação de instituições de federais de ensino (IFEs), já que que muitos participantes do congresso atuam na gestão desta área nas IFEs. A ideia é criar um fórum permanente sobre as atividades de comunicação nas instituições, com periodicidade regular, a cada edição do Intercom. A primeira reunião acontecerá na quarta-feira (3), pela manhã.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner emprego