banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Engenheiro de Itaipu desenvolve método inédito para facilitar detecção de câncer
  Data/Hora: 9.out.2014 - 16h 15 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Trabalho foi feito por Moacir Fonteque durante mestrado na Unioeste. No futuro, método poderá melhorar a precisão do diagnóstico do câncer colorretal.

 

Foto: Alexandre Marchetti - O engenheiro eletrônico Moacir Fonteque Junior, do Departamento de Operação de Segurança (SEO.AD), desenvolveu um método inédito de preparação de pacientes para exames de colonoscopia. No futuro, esse método poderá melhorar a precisão do diagnóstico do câncer colorretal.

O trabalho, que teve apoio de Itaipu, foi feito durante o curso de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos – Laboratório de Bioinformática.

A pesquisa contou ainda com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp). Fonteque defendeu a tese no último dia 1º de outubro e o trabalho foi aprovado com louvor.

O engenheiro explicou que desenvolveu no mestrado um aparelho para complementar o processo de preparação do paciente para a colonoscopia. Segundo ele, esse processo é inédito no mundo e já está em processo de patente pela Inova – a Agência de Inovação da Unicamp.

“Para fazer a colonoscopia, você tem que fazer a preparação do paciente, com laxantes, para eliminar impurezas do intestino. Mas algumas vezes ainda ficam secreções [no órgão] que podem prejudicar a visualização do tumor”, relatou Fonteque.

“Com este novo método, é injetado um líquido sob condições específicas no paciente, por meio do colonoscópio, que remove essas impurezas e facilita a visualização – e, por consequência, a detecção precoce de tumores, os quais podem se transformar em câncer caso não sejam tratados em tempo hábil”, acrescentou.

Ainda segundo o engenheiro, o tumor colorretal é a terceira causa de morte por câncer no mundo, mas o diagnóstico precoce pode garantir uma sobrevida de até 90% dos pacientes. “Porque muitas vezes o câncer evolui de forma silenciosa e, quando surgem os primeiros sintomas, a doença já está em fase avançada”, comentou.

O engenheiro disse que agora pretende desenvolver um doutorado, na Unicamp, para aprofundar os estudos. “No mestrado, toda a pesquisa foi feita em cenários experimentais. Agora vamos partir para experimentação com animais e, no final, com seres humanos”, adiantou.

 

Sobre a pesquisa

O tema da pesquisa de mestrado de Fonteque foi Método de Lavagem de Tecido Colorretal para Colonoscópios, com Controle Automático dos Parâmetros Vazão e Volume.

A professora Huei Diana Lee, da Unioeste, foi a orientadora do trabalho, que teve a co-orientação dos professores Wu Feng Chung e Cláudio Saddy Rodrigues Coy.

A banca contou ainda com a participação, como convidado, do professor João José Fagundes, da Unicamp. Segundo Fonteque, Fagundes e Coy são considerados dois dos principais especialistas na área biomédica da universidade paulista.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego