banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
GRÉCIA PROMOVE AUDITORIA PARA REDUZIR PARTE DA SUA DÍVIDA
  Data/Hora: 27.mar.2015 - 10h 17 - Categoria: Mundo  
 
 
clique para ampliar

Frédéric Rohart
L’Eco, Bélgica

À margem de negociações tumultuadas para o prolongamento da ajuda financeira, a Grécia prepara-se para outra discussão, mais fundamental: a de um eventual cancelamento de pelo menos parte da dívida, através de uma auditoria a cargo de uma comissão de especialistas internacionais.

O Parlamento grego acaba de anunciar a constituição desta comissão. A presidenta da Assembleia, Zoe Konstantopoulou, anunciou que o colegiado será presidido por Éric Toussaint, belga de Namur e porta-voz do Comitê para a Anulação da Dívida do 3º Mundo [orig. Comité pour l’annulation de la dette du Tiers-monde].

Historiador e doutor em Ciências Políticas, Toussaint já acompanhou as iniciativas de auditorias das dívidas belga, francesa e portuguesa. A nova comissão analisará as dívidas que estão sendo cobradas da Grécia, “para definir quais as dívidas legítimas, ilegítimas, ilegais, odiosas ou inadmissíves” – explicou o “coordenador científico” recém-nomeado da Comissão.

A comissão será composta de cerca de 30 especialistas (juristas, economistas, especialistas em auditagem de contas públicas) gregos e estrangeiros. Os nomes serão revelados em abril, antes da primeira sessão de trabalho.

EXEMPLO DO EQUADOR

O Prof. Éric Toussaint já fez parte da comissão que fez a auditagem da dívida do Equador em 2007-2008. A partir do trabalho dessa comissão, o Equador adotou uma estratégia para a dívida que muito beneficiou o país. Em 2011, ele lançou, com outros intelectuais, cinco dos quais são hoje ministros do governo de Alexis Tsipras – um apelo internacional, que culmina agora com a constituição da comissão para auditagem cidadã da dívida grega.

A comissão presidida por Toussaint examinará todas as transações desde os anos 1990. Na primeira etapa, a comissão trabalhará sobre o período imediatamente anterior à intervenção da Troika (FMI, Banco Central Europeu e , até hoje. “Como nas tragédias gregas” – diz o professor Toussaint, – “há unidade de espaço, de tempo, de protagonistas” – o professor continua.

“Nesse período, foram contraídas 80% das dívidas que os banqueiros cobram hoje da Grécia” – diz o professor. Depois, trabalharemos com o período que precede a entrada da Grécia na zona do euro e as condições nas quais se deu. Sabe-se já dos grandes dossiês de ‘maquiagem’ das contas da Grécia com a ‘ajuda’ de Goldman Sachs, mas há outras questões importantes do final dos anos 1990s, sobretudo os contratos gigantes entre o governo grego e a multinacional Siemens. Já temos um estudo sério que avalia em 200 milhões de euros a quantidade de dinheiro que a Siemens pagou a autoridades do governo grego. Examinaremos também o imprevisto endividamento relacionado aos Jogos Olímpicos.”

LEI OBRIGA AUDITAGEM

Perguntado sobre se na atual situação de tensão entre a Grécia e seus credores essa auditagem não seria recebida como provocação, o professor Toussaint lembrou que, em maio de 2013, a União Europeia adotou a Lei n. 472, que obriga todos os países submetidos a programa de ajuste estrutural a fazer auditagem completa da própria dívida, para que se saiba por que a dívida teria chegado a níveis insustentáveis.

“A Grécia está, simplesmente, cumprindo uma regra vigente da União Europeia” – concluiu ele.

(texto enviado por Sergio Caldieri, tradução de Vila Vudu)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani