banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
ENCÍCLICA PAPAL SOBRE MEIO AMBIENTE APELA PARA RESPONSABILIDADE DE TODOS
  Data/Hora: 19.jun.2015 - 11h 29 - Categoria: Mundo  
 
 
clique para ampliar
Fonte: Tribuna da Imprensa - Via Agência Brasil - Francisco: "a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso e a proposta de um novo estilo de vida são os eixos desta encíclica" |
 
Foto: Benhur Arcayan / Malacañang Photo Bureau.
 
 
O papa Francisco apresentou nesta quinta-feira (18) a encíclica dedicada ao meio ambiente, na qual apela para a responsabilidade de todos na proteção do planeta, "que está sendo destruído".
 
 
Na audiência geral de quarta-feira (17), Francisco ressaltou que a destruição do meio ambiente prejudica a todos, mas especialmente aos mais pobres. "Por isso, apelo para a responsabilidade, com base no dever que Deus deu ao ser humano na criação: cultivar e proteger o jardim”, alertou.
 
 
Francisco convidou todos a receberem com "atitude de abertura" este documento, "de acordo com a doutrina social da Igreja".
 
 
O papa estabelece uma "relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta", na encíclica Laudato Si [Louvado seja] - Sobre o cuidado da casa comum, divulgada nesta terça (18) e publicada em português pelas Edições Paulinas.
 
 
"A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descartável e a proposta de um novo estilo de vida são os eixos desta encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis", lê-se no Parágrafo 16º do documento papal.
 
 
Esta é a primeira vez que um papa faz uma encíclica sobre questões ambientais, reconhecendo-as como "um importantíssimo desafio para a humanidade", afirma a editora em comunicado.
 
 
Em janeiro, durante visita pastoral às Filipinas, Francisco demonstrou preocupação com a ecologia, tendo afirmado,que havia a "necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana".
 
 
A nova encíclica do pontífice é inspirada no Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis, que, em 1979, o papa João Paulo II proclamou Padroeiro dos Ecologistas.
 
 
Para as Edições Paulinas, o documento papal "é um urgente apelo à preservação da Terra e da vida, por meio da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência sobre o Clima", que ocorrerá em dezembro em Paris.
 
 
Uma das metas desta cúpula é obter um acordo internacional, que obrigue todas as nações a manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus Celsius.
 
 
É possível ler a íntegra da encíclica no link: http://migre.me/qlckL
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego