banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A casa, a horta, o jardim, a beleza da natureza e o capricho do Pedrão...
  Data/Hora: 24.dez.2016 - 4h 48 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Antes de ontem (22), por volta das 07h, o telefone tocou e do outro lado: “Cara você tem que ver a beleza, o espetáculo que os pássaros estão aprontando por aqui, essa hora da manhã...”

 

- “Em cinco minutos estarei por aí...”, lhe respondi, sem hesitar um segundo se quer.

 

- “Entre pelos fundos, pela cozinha para não espantá-los”, me orientou Arlindo Pedro Cavalca, o popular Pedrão.

 

Ao chegar lá, ele veio ao meu encontro e foi me dizendo baixinho, como se não quisesse espantar os pássaros: - “Grande parte já tomaram o café da manhã, renovaram as energias e saíram voando por aí”.

 

Enquanto eu me posicionava para buscar o melhor ângulo sem espantá-los, Pedrão ia revelando o cardápio servido aos pássaros que estava ali todos os dias. Pelo jardim frutas naturais e num local ao lado de um bebedouro, quirela e alpiste. Somando-se a isso a grama aparada impecavelmente como se fosse um tapete. “Quando eu vou cortar a grama, parece que alguém avisa o João de Barro. Eu vou cortando e ele vem atrás comendo os insetos que aparecem com o corte da grama”, revela Pedrão.

 

Não sei explicar em palavras, mas o certo é que quando o telefone tocou, a sensação que eu tive é que eu estava esperando por ele... Não levei mais do que um segundo para dizer: “Em cinco minutos estarei por aí...”

 

O que houve? Só podemos encontrar uma explicação mais plausível na própria natureza. Ou, talvez, na literatura, tendo em vista que já estava acordado desde as três da manhã, lendo, estudando – de certa forma como os pássaros, dando vôos cada vez mais altos em busca do conhecimento...

 

Entre o telefonema e a aceitação, não houve hesitação. Eu senti naquele exato momento, que deveria ir até lá para ver, sentir e transformar em texto ou em poesia o sentimento, a sua eterna admiração pela beleza da natureza...

 

E posso adiantar que o resultado foi imensamente compensador. Visitar a casa do Pedrão e ver o que ele tem feito dentro de um lote, onde está fixada a sua residência, é manter um contato com milhares de anos de experiência. Como diz a sua esposa Lúcia: “Tenho que admitir: ele é caprichoso e faz o que faz movido pelo simples prazer de fazer...”

 

A impressão é que o seu pensamento, as suas crenças estão tão ajustadas à energia da prosperidade que ele não se preocupa mais com o dinheiro. É como se ele dissesse para você: “A preocupação é o pior veneno para a prosperidade, ela afasta a riqueza...”.

 

E por que digo isto? Enquanto ele ia me mostrando o seu quintal, a sua horta, ou se preferir, o seu jardim, onde dezenas e dezenas de espécies convivem harmoniosamente cada um ocupando o seu espaço e contribuindo para o desenvolvimento da outra, ele ia disparando pérolas e mais pérolas que traz no seu bojo educação e cultura.

 

Em cima de um alqueire de terra, qualquer pessoa que se prontifique a trabalhar e extrair o melhor do seu solo em comunhão com a natureza vai ter trabalho e uma vida feliz para o resto da sua existência”, me dizia ele, com a naturalidade e a sensatez de quem vive o que diz...

 

“Tudo o que eu consigo produzir aqui eu não vendo e o meu maior prazer é repassar as pessoas, assim como faço com esses pássaros que diariamente vem me visitar. É uma forma que eu tenho de retribuir a natureza tudo o que ela tem me dado. O ar que respiro, a minha casa, a minha família, enfim, a minha própria vida”, ia me relatando enquanto colhia cachos e cachos de uvas para me presentear.

 

“Esses dois pés de coco da Bahia, produzem cerca de 150 cocos por ano. Dos cachos dessa palmeira, eu extraio o suco de assai – uma delícia. E das folhas que caem e da grama que corto do jardim, eu trituro e transformo em adubo”, mostrando a pilha de adubo no canto, salpicada de minhocas e já pronta para ser repassada aos canteiros.

 

É por essas e outras que vemos tantos e tantos poetas e escritores dizendo por aí: “Vivi anos de pobreza, morando em casa de pau a pique, fogão de lenha, noites iluminadas pela luz das lamparinas e das estrelas... Mas posso afirmar que minha infância foi uma infância feliz...”

 

É esse o espírito que se vê em gente assim. Por mais difícil que foi a sua infância, ele não tem memórias tristes – e mesmo quando falam da perda de um ente querido, o fazem com uma doce saudade. Apesar dos anos e da barba já estar totalmente branca, ele mantém aquele espírito de criança. As crianças ficam felizes com pouca coisa e sabem dar valor ao que tem...

 

Quando mantemos o nosso pensamento neste nível e procuramos transformá-los em ação, é que nos vem à nobre compreensão: “uma pessoa rica jamais está focada apenas no dinheiro”. O espírito que gera a riqueza ao nos presentear com a sua generosidade nos ensina também que devemos sorver todo o tipo de felicidade que essa riqueza possa proporcionar.

 

Diríamos que a verdadeira riqueza é sentir a vibração de felicidade e beleza que gira em torno da prosperidade. Como nos ensina o Mestre: “Quem é pobre de espírito fica mais preocupado em contar dinheiro e fazer qualquer tipo de julgamento a respeito de tudo. Isso vai contra o fluxo de abundância, pois só podemos perder aquilo que não temos de verdade. Pense na riqueza como uma energia pura e verás que essa energia nasce do centro do seu propósito maior que você tem com o próprio Criador, para realizar aqui e agora”.

 

Eu diria que, basta termos um pouco de sensibilidade para sentir que o sagrado surge assim, do nada, na beleza de ver um pássaro voando, nas árvores produzindo frutos e fazendo a fotossíntese e contribuindo com o ar que respiramos...

 

Como estamos em pleno mês de dezembro, véspera de Natal em que comemoramos o Nascimento do Menino Luz, vamos lembrar que no paraíso não havia templos e as pregações de Jesus eram feitas ao ar livre ao meio da natureza como se nos dissesse: “A beleza é a face visível de Deus”. Talvez esteja aí o grande aprendizado do Mestre, quando nos ensinou que “era preciso que nos tornássemos crianças de novo, para ver o paraíso espalhado pela Terra”.

 

Nesta matéria, os nossos votos de Um Feliz Natal e um Abençoado 2017, repleto de muita, muita RIQUEZA...

 

Curtas as imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários nas redes sociais

Delci Elena Corbari Pereira
Delci Elena Corbari Pereira Quando se quer, se faz. O amor arruma espaço. Parabéns ao Pedrão.
 
Lenir Dal Piaz
Lenir Dal Piaz Pena que são poucos que tenham tanto amor no que acredita, e que fazem disso um sucesso. Parabéns meu amigo pela materia. Pedrão vc é o cara.....merece tudo isso mais um pouco....
 
Mariza Ronchi
Mariza Ronchi 👏👏👏👏👏👏👏
 
Romilda Guerreiro
Romilda Guerreiro Uma delicia imagino ele todas as manhãs curtindo toda essa proeza da natureza quem planta colhe parabéns Pedrão!!
 
Ernani Fellini
Ernani Fellini Já tive o prazer de ver o capricho do Pedrão com sua horta e, melhor, comemos da sua produção. Abraço, feliz natal a todos!
 
Tatiane Amboni
Tatiane Amboni Pedro e família.. exemplos de capricho, amor e bom gosto!
 
 
Marta Elisa Lazaron Amboni
Marta Elisa Lazaron Amboni Parabéns Pedrao e família um exemplo de amor à natureza !!!
 
Cândice Gregolin
Cândice Gregolin Tio Pedrão é demais! Sempre muito querido! Amo essa família de coração!
 
Elena Cavalca Knack
Elena Cavalca Knack 😍😍😍😍😍😍😍😍
 
Noemi Vasconcelos
Noemi Vasconcelos Tive a honra de conhecer este pedaço do paraíso... família linda Pedrão e Lucia
 
Alex Cavalca
Alex Cavalca Que show a matéria, parabéns ao Pedrao, tem que ser uma pessoa especial para fazer o que ele faz.
 
Dete Dandolini
Dete Dandolini feliz natal família querida!
 
Maria Do Socorro Vital
Maria Do Socorro Vital Que lindo! Feliz Natal família linda!
 
Geovana Viola
Geovana Viola 👏👏👏👏
 
Cristini Colleoni Cavalca
Cristini Colleoni Cavalca Uauuu, Laura Cavalca... Que show... Muito lindo mesmo... Cumprimente seu pai por nós!!! E aproveito para desejar um super feliz natal pra vcs...
 
Maria Do Socorro Vital
Maria Do Socorro Vital Conheço a dedicação e capricho do Pedro Cavalca. É com muito carinho e amor que ele cuida deste lugar encantador em sua casa. Bjs a toda a família . Feliz Natal.
 
 
Jordana Geraldi
Jordana Geraldi Tio Arlindo sempre arrasando!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
 
Carol Barboza
Carol Barboza Que coisa mais liiinda. Quero ir visitar vcs.
 
Samantha Matos
Samantha Matos 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
 
Samantha Matos
Samantha Matos Sempre assim, pessoa encantadora e muito envolvida em tudo o que faz 😍
 
Arlette Carradore Novelli
Arlette Carradore Novelli Pedrão ,simples, simpático,pessoa de bem,exemplo!
 
Everaldo Sangaleti
Everaldo Sangaleti Pedrao pessoa fantástica 👏👏👏👏
 
Vera L. Geraldi Silva
Vera L. Geraldi Silva Feliz Natal a toda família
 
Marilu Tombini
Marilu Tombini Muito lindo deve estar muito boa
 
Maykeline Dal Moro
Maykeline Dal Moro Que legal!!! Linda homenagem!!!
 
Amanda Geraldi
Amanda Geraldi Que orgulho hein!!!! Um Feliz natal a todos aí!!! 😘😘
 
Onédia Gomes Rodrigues
Onédia Gomes Rodrigues Feliz Natal pr seu Pedro cavalca de São Miguel aluminios
 
 
Martinho Donel
Martinho Donel Aí que me refiro. .eu tinha uma videira igualzinha hehe
 
Vilmar Soares
Vilmar Soares Profeta pedrão kkkkk
 
Lucas Cavalca Nunes
 
Juarez Gavinho
Juarez Gavinho Pedrão é o cara! Um dos caras com mais dignidade que conheço!
 
João da Silva
João da Silva Assino em baixo...
 
 
Felix Bordin
Felix Bordin Oi Pedrao Boas Festas junto a família Um Abraço e Saudacoes Felix e Família
 
 
Maria Luciana
Maria Luciana Eu quero uvas kkkk
 
 
 
Aidê Cavalca Gavinho
Aidê Cavalca Gavinho O homem mais simples que conheço....e um coração enormeeee !! Viva o Pedrão !!
 
 
Letícia Misuguti
Letícia Misuguti Ele é realmente muito caprichoso! Sempre vai na tornearia criar alguma coisa para cuidar do jardim, horta, etc... ou levar frutos de sua produção!!! Uva, vinagre.. dá gosto de ver 👏🏻
 
Marildi Lellis Peron Fagion
Marildi Lellis Peron Fagion Uma figura esse Pedrão, amigo, família digna e exemplar, tem um coraçao enorme ! Sua casa um pedacinho do paraíso de Deus! ..😙🎅🐦🐤🕊🍇
 
 
Ivanir Saviatto
Ivanir Saviatto Que maravilha!!!
 
Alexandre Polita
Alexandre Polita Pedrão é o Pedrão não tem igual
 
Elisabete Sonda de Lima
Elisabete Sonda de Lima E uma pessoa admirável.
Feliz Natal.
 
Sonia Borges
 
Marlene Amboni
Marlene Amboni Oi Pedrão vc sabe cuidar das parreiras coisa linda hem!!!!!!
 
Isacir Mognon
Isacir Mognon Pedrão Feliz Natal e um ótimo 2017. Que Deus nosso Senhor continue a lhe abençoar e te guardar e os seus também.
 
Andrea Ghellere
Andrea Ghellere Um exemplo de pessoa...
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante