banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Professores da rede municipal participam de formação no PTI que incentiva método investigativo
  Data/Hora: 7.abr.2017 - 10h 51 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Professores da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu vão instigar alunos do ensino fundamental a praticar a investigação científica, a partir de uma formação organizada pelo programa Estação Ciências, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A turma de professores participa de cinco encontros presenciais e deve levar o conhecimento a projetos desenvolvidos com os alunos nas escolas.

 

A formação é desenvolvida pela equipe do Estação Ciências e vinculada ao Núcleo de Educacional Tecnologia Municipal (NTM), que promove a qualificação constante dos docentes. Foram disponibilizadas 30 vagas para professores. As atividades presenciais começaram no final de março e seguem até o dia 18 de abril.

 

Ao final desses encontros, os professores irão apresentar um projeto para levar o conhecimento às salas de aula, e apresentarão os resultados da prática à equipe do Estação Ciências. A carga horária total do curso é de 40h.

 

A formação propõe o Ensino por Investigação como estratégia pedagógica para diversificar a prática dos professores no cotidiano escolar. A intenção é que eles façam com que os alunos construam questões sobre o mundo natural e busquem respostas.

 

Para isso, a equipe do Estação Ciências está ensinando o método investigativo, que envolve: aprender a observar, planejar, levantar hipóteses, realizar medidas, interpretar dados, refletir e construir explicações de caráter teórico. Entre os objetivos do curso estão a propagação do método científico como meio de aprendizado, contribuir para a formação de jovens pesquisadores desde a base e o incentivo à organização de feiras de ciências escolares.

 

“O Ensino por Investigação tem por objetivo formar sujeitos críticos que entendam o mundo a sua volta, saibam argumentar e resolver os desafios apresentados através das problematizações, criando conexões”, afirma Giovanna Ritchely, uma das mediadoras do curso.

 

"A proposta é ofertar apoio pedagógico, pois as atividades de caráter investigativo auxiliam o professor a diversificar sua prática no cotidiano escolar", ressalta Raquel Nunes, também mediadora da formação.

 

Foz do Iguaçu, 07 de abril de 2017.

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br

 www.facebook.com/ptibrasil

 www.twitter.com/pti_brasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite