banner coronavírus março

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Cresce atividade apícola em modelo cooperativo no Oeste do Paraná
  Data/Hora: 29.ago.2017 - 10h 15 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Da assessoria - A apicultura e meliponicultura apresentam expansão satisfatória no Oeste do Paraná. Fatores como, clima, flora, assistência técnica, mercado e suporte para a produção impulsionam a atividade, sustentada pelo modelo cooperativo. A expectativa é que a solidificação seja ainda maior a partir de agora com a conquista da Indicação Geográfica (IG), do mel do Oeste.

 

Conforme o presidente da Cooperativa Agrofamilar Solidária (Coofamel), Wagner Gazziero, parcerias importantes são mantidas para sustentar a cadeia produtiva do mel, caso da Itaipu Binacional, por intermédio do Programa Cultivando Água Boa (CAB), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). 

 

Difundir informações por intermédio de cursos, palestras e abertura de novos núcleos produtivos também está entre os fatores que alavancam o crescimento do setor produtivo, segundo Gazziero.

 

Eventos técnicos

Recentemente um Dia de Campo foi realizado em Santa Tereza do Oeste e Cascavel. Na última semana  palestras foram realizadas em Lindoeste. Conhecimento técnico e organização estão entre os principais impulsionadores para produzir mais e ter maior rentabilidade, conforme a gerente da Coofamel, Adiles Rech. “Ter novos associados, significa que há evidência à atividade de apicultura na região”, frisa. Em março de 2017 a Cooperativa contabilizava 182 associados, número que passou para 230 em agosto.

 

Os dados mostram que, milhares de pessoas na região Oeste do Paraná serão contempladas com produtos seguros, produzidos sob as normas sanitárias e de mercado.

 

Para o presidente da Coofamel, a geração de renda aos produtores é um fator importante, tendo em vista a movimentação que tal painel reflete à economia geral da região Oeste, paralelo à diversificação de cultura.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
banner vende apartamento II
Banner emprego
Banner Mirante